Com modelos de negócios cada vez mais ligados à tecnologia, as empresas precisam de uma infraestrutura de TI que acompanhe seu ritmo e garanta a integridade de seus dados e processos.
Mas, o que exatamente é uma infraestrutura de TI? Entenda o que é isso e tire suas principais dúvidas sobre esse assunto, continuando a leitura deste texto.
Conteúdo do artigo
O que é infraestrutura de TI?
A infraestrutura de TI é o conjunto de todos os componentes tecnológicos que sustentam os sistemas de informação de uma empresa e permitem que ela opere normalmente.
Ou seja, a infraestrutura de TI é a base tecnológica de um negócio e é determinante para o bom desempenho da organização como um todo, abrangendo desde o aumento de produtividade dos colaboradores, até a capacidade de lançar soluções para o mercado com mais velocidade.
O que faz parte da infraestrutura de TI?
Fazem parte da infraestrutura de TI componentes interdependentes que podem ser divididos em alguns “tipos” principais: hardware, software, rede e gerenciamento de dados. Vamos ver mais detalhes sobre cada um deles abaixo:
Hardware
O hardware é a parte física da infraestrutura de TI. São classificados como hardware equipamentos como computadores, teclados, processadores, placas mãe, roteadores, data centers, entre outros.
Software
Fazem parte do grupo do software o sistema operacional e todos os aplicativos, programas e sistemas que a empresa usa para trabalhar. Como exemplo, podemos citar servidores de internet, sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e sistemas de gestão empresarial (ERP).
Rede
A rede é responsável por conectar todos os recursos tecnológicos e sistemas de uma organização. Assim, ela permite a comunicação e o acesso aos recursos necessários.
Além da conexão com a internet, a rede é composta por comutadores, hubs, roteadores e servidores.
Gestão de dados
A gestão de dados é um verdadeiro diferencial nos dias de hoje. Por isso, faz parte de uma boa infraestrutura de TI o cuidado com a coleta, processamento e armazenamento de dados, bem como a sua utilização para tomadas de decisão acertadas e em tempo real.
Tipos de infraestrutura de TI
Pode-se considerar que existem dois tipos principais de infraestrutura de TI: a infraestrutura tradicional e infraestrutura em nuvem:
Infraestrutura de TI tradicional
Na infraestrutura de TI tradicional, toda a infraestrutura de TI fica fisicamente instalada na empresa ou nas dependências da organização.
Esse tipo de infraestrutura é considerado bastante oneroso, pois fica sob responsabilidade da empresa toda a aquisição de equipamentos e recursos, bem como a manutenção dos mesmos, o que implica em dispor de espaço físico e pessoal capacitado.
Infraestrutura de TI em nuvem
A infraestrutura de TI em nuvem, por sua vez, tira da empresa toda essa responsabilidade, já que tanto os recursos quanto a manutenção e disponibilidade são de responsabilidade do provedor.
A empresa consegue acessar a infraestrutura pela internet e nada precisa ser instalado localmente, devido à virtualização.
Benefícios de se contar com uma infraestrutura de TI otimizada
Uma infraestrutura de TI adequadamente projetada e implementada ajuda a empresa a aumentar sua vantagem competitiva no mercado, por proporcionar mais eficiência aos processos e produtividade de forma geral.
Isso porque, com uma boa infraestrutura de TI, o tempo de inatividade de sistemas é drasticamente reduzido, a comunicação flui livremente, os processos são otimizados e problemas como falhas de conectividade ou de segurança são eliminados ou drasticamente reduzidos. Tudo isso contribui para o aumento de performance individual e organizacional.
Ao mesmo tempo, a experiência proporcionada ao cliente também é melhorada, já que ele tem acesso constante ao site e pode contar com serviços mais ágeis.
A infraestrutura de TI também permite um conhecimento aprofundado do ambiente tecnológico da empresa, o que contribui para um monitoramento adequado das necessidades de atualizações e manutenções, otimizando o ciclo de vida dos ativos de TI.
Além disso, as tomadas de decisão se tornam muito mais embasadas e acertadas pois, por meio da infraestrutura de TI, é possível acessar os dados em tempo real e decidir rapidamente o melhor caminho a se seguir.
Devido a todas essas facilidades, a infraestrutura de TI contribui, ainda, para aumentar a velocidade com que a empresa cria e lança soluções para o mercado, o que, mais uma vez, aumenta sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Por fim, a infraestrutura de TI também é peça-chave para redução de custos de uma organização. Apesar de haver um investimento inicial, todos os benefícios que são colhidos, como aumento de produtividade, eficiência e vantagem competitiva acabam fazendo a empresa não só economizar, como potencializar seus resultados!
Passos básicos para planejar uma infraestrutura de TI
Para se planejar uma infraestrutura de TI adequada, otimizada e sob medida para uma empresa, alguns passos podem ser seguidos, como:
Levantamento de necessidades e expectativas
Primeiramente, é preciso definir quais são os principais problemas e desafios que a empresa está enfrentando no momento atual em relação à TI, bem como quais são as expectativas dos usuários, além das oportunidades de otimização e melhorias identificadas.
Análise da situação atual da infraestrutura de TI
É muito importante conhecer e documentar todos os detalhes do atual ambiente de TI da empresa. Isso ajuda a criar um planejamento consistente com a realidade, além de permitir a identificação de possíveis (ou prováveis) desafios que podem surgir.
Criação de um plano de ação de acordo com a realidade do negócio
Após as etapas anteriores, é chegado o momento de criar o plano de ação. Para isso, é preciso levar em conta a realidade financeira da empresa, além da identificação das soluções com o melhor custo-benefício para a organização.
Implementação e acompanhamento
Enfim, é hora de colocar a mão na massa e fazer a implementação da infraestrutura de TI. Ao contar com uma equipe especializada, a empresa recebe atendimento e suporte sempre que necessário, garantindo o bom desempenho de todas as suas operações.
Conte com uma empresa especializada
Note que falamos acima sobre contar com uma empresa especializada. Dissemos isso porque realmente é muito mais prático, rápido, efetivo e barato contar com empresas que implementam e cuidam da infraestrutura de TI do que tentar fazer isso por conta própria.
Escolha uma empresa parceira e tenha uma infraestrutura de TI ideal para o nosso negócio!
Que tal entrar em contato conosco para conversamos mais sobre isso? Nosso objetivo é achar as soluções com o melhor custo-benefício para o seu negócio, garantindo redução de custos e aumento de performance! Deixe a gente cuidar da sua TI enquanto você cuida do seu negócio!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br
Telefone: (41) 99183-8684
[…] ausência de pontos de redundância na infraestrutura, os chamados SPOOFs (Single Point of Failures), é uma das mais prováveis causa de […]
[…] em soluções de TI, que vão fazer o monitoramento não apenas dos protocolos, mas de toda a infraestrutura de TI, garantindo a máxima performance, além da redução de […]
[…] que muitas dessas ações, métodos e processos têm caráter preventivo e buscam proteger a infraestrutura de TI de potenciais danos, contribuindo para a continuidade do negócio, além de proporcionar outros […]
[…] ressaltar que o termo “infraestrutura de TI” presente no nome se deve ao fato de se tratar de um projeto antigo, iniciado nos 80 por um […]
[…] dos modelos, regras e padrões que determinarão o gerenciamento dos dados, inclusive em infraestruturas de TI […]
[…] a empresa, a virtualização de servidores também tem grande contribuição para a otimização da infraestrutura de TI. Confira, a seguir, outras vantagens que a virtualização de servidores pode trazer para um […]
[…] Podemos dizer, portanto, que ela fundamental para a produtividade e continuidade de qualquer negócio que possua uma infraestrutura de TI. […]
[…] disso, o trabalho do NOC também ajuda a identificar a capacidade da infraestrutura de TI e a definir necessidades de investimento e […]