Virtualização de servidores: o que é, por que fazer e vantagens

Virtualização de servidores: o que é, por que fazer e vantagens

A virtualização de servidores é um passo fundamental da jornada da transformação digital. Ela otimiza os recursos de TI, reduz custos, aumenta a disponibilidade, torna mais ágil a execução de softwares… enfim, traz uma série de benefícios para as empresas, todos relacionados às facilidades que o avanço da tecnologia pode proporcionar ao ambiente de negócios.

Para que a sua organização também possa aproveitar todas essas vantagens, queremos te convidar e ler este texto especial sobre o assunto, com o qual você vai entender exatamente o que é a virtualização de servidores, por que sua empresa deveria investir nisso e como a virtualização funciona, além de conhecer em mais detalhes as vantagens e conferir uma dica especial para não errar na hora de colocar em prática! Vamos lá?

O que é virtualização de servidores

O que é virtualização de servidores
O que é virtualização de servidores

Em termos simples, a virtualização de servidores pode ser entendida como o processo de “divisão” de um servidor físico em várias máquinas virtuais.

É como se cada máquina virtual recebesse uma “imitação” do servidor original, criando, assim, um ambiente completo e independente.

Isso significa que cada uma dessas máquinas virtuais pode trabalhar com o seu próprio sistema operacional e ter acesso a recursos específicos, sem que isso afete ou interfira em nenhuma das outras máquinas cridas, afinal, elas representam espaços virtuais únicos e isolados.

Também por esse motivo, mesmo estando em um mesmo servidor, uma máquina virtual não consegue acessar o espaço da outra. Por isso dizemos que elas operam de forma independente, mas simultânea (visto que possuem a mesma base).

Para o usuário final, praticamente não há diferença se está trabalhando com um servidor físico ou virtualizado, salvo o modo de acesso que, nos casos em que há a virtualização, costuma ser por meio de um navegador ou plugin, por exemplo.

Por que virtualizar servidores

Por que virtualizar servidores
Por que virtualizar servidores

Um dos principais motivos que justificam a virtualização de servidores é a otimização da utilização dos servidores, já que se sabe que, quando os servidores são físicos, apenas uma parte da sua capacidade de processamento é aproveitada, o que gera desperdício de recursos e subutilização da infraestrutura de TI.

Com a virtualização, o aproveitamento da capacidade de processamento do servidor é quase total, variando entre 65% e 90%, o que, é claro, contribui para a redução de custos e melhor aproveitamento de recursos.

Além disso, a virtualização de servidores também é uma ótima aliada das empresas que estão procurando por escalabilidade. Afinal, com apenas alguns cliques é possível adicionar mais recursos a uma máquina virtual, de acordo com a necessidade do usuário e o aumento de demandas da empresa.

Esses são apenas alguns motivos que exemplificam o porquê investir em virtualização de servidores é uma ótima maneira de aderir à transformação digital. No entanto, os benefícios são inúmeros, e você vai conhecer mais alguns deles no decorrer deste texto.

Como funciona a virtualização de servidores

Como funciona a virtualização de servidores
Como funciona a virtualização de servidores

A virtualização de servidores funciona, de forma geral, com base em quatro elementos fundamentais:

Servidor físico

O servidor físico é o ponto inicial do processo de virtualização. Por isso, se por acaso a empresa não possuir um, é fundamental que considere a aquisição de um servidor que contemple todos os recursos necessários para a execução do trabalho e para a viabilização dos planos de crescimento.

Hypervisor

O segundo passo é a instalação do hypervisor no servidor físico. O hypervisor é o software que tem a capacidade de fracionar o servidor (hardware) em partes menores (as máquinas virtuais).

Máquinas virtuais

As máquinas virtuais criadas são armazenadas dentro do sistema operacional do servidor, cujos recursos são distribuídos de forma personalizada, levando em consideração as necessidades de cada usuário. Ou seja, algumas máquinas podem possuir mais capacidade de processamento, enquanto outras podem dispor de mais memória, por exemplo.

Sistemas operacionais

Por fim, como as máquinas virtuais são independentes, cada uma delas pode rodar com o seu próprio sistema operacional. Portanto, esta é a etapa em que é feita a instalação desse sistema, além de outras customizações que ajudem a atender plenamente às necessidades do profissional e da organização.

Virtualização de servidores: vantagens

Além de gerar uma economia significativa para a empresa, a virtualização de servidores também tem grande contribuição para a otimização da infraestrutura de TI. Confira, a seguir, outras vantagens que a virtualização de servidores pode trazer para um negócio:

  • Mais eficiência na recuperação de desastres, visto que a virtualização de servidores permite a testagem prévia;
  • Ainda mais facilidade para migrar para a nuvem, considerando que já houve certo desmembramento do hardware;
  • Possibilidade de rodar sistemas legados, sem a necessidade de manter máquinas físicas para isso;
  • Aumento da segurança dos dados e informações, justamente pelo controle de acesso a cada máquina virtual (uma máquina não consegue acessar e não interfere na outra);
  • Otimização da utilização do servidor, garantindo mais disponibilidade e eficiência;
  • Mais capacidade e velocidade para a execução de softwares;
  • Redução de custos com hardware e outros equipamentos, com energia e com espaço físico;
  • Alocação mais eficiente de recursos;
  • Redução de downtime (tempo de inatividade);
  • Mais agilidade e segurança para testagem de aplicações, já que é possível realizá-la em ambiente virtual;
  • Flexibilidade, escalabilidade e mais eficiência nos negócios!

Como fazer a virtualização de servidores?

A forma mais segura e eficaz de fazer a virtualização de servidores é contando com o apoio de uma empresa especializada em soluções de TI.

Assim, todos os passos serão desenhados a fim de atender às necessidades do negócio, buscando sempre as soluções com o melhor custo-benefício, podendo, inclusive, envolver serviços de computação em nuvem.

Se você está procurando por esse apoio especializado para o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo! Vai ser um prazer ajudar a sua empresa nesse processo tão importante da transformação digital!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *