Novas tecnologias – e a sua convergência – estão criando novos modelos de negócios, totalmente pautados na velocidade, agilidade e entrega de valor ao cliente.
Sistemas engessados ou desatualizados se tornam verdadeiros obstáculos para empresas que querem otimizar seus processos e manter a relevância no mercado.
Nesse contexto, a TI se torna peça fundamental para o sucesso. Se a organização percebeu que, para se manter competitiva precisa acompanhar, ou até se antecipar, às mudanças, ela deve também ter percebido que isso só é possível se contar com as ferramentas adequadas.
Se esse é o seu caso, entenda que o melhor momento para investir na TI da sua empresa é exatamente agora!
Retardar essa decisão pode ter um custo alto. Em outras palavras, considerando a nossa realidade e sabendo que não tem mais volta, o tal custo alto pode significar, inclusive, a diferença entre a vida e a morte de um negócio.
Como saber se este é o melhor momento para investir na TI?
Se você ainda não se convenceu de que o melhor momento para investir na TI é agora, nós vamos listar aqui alguns bons motivos para você repensar a efetividade da TI da sua empresa.
Conteúdo do artigo
- 0.1 “Quem controlar os dados, controlará o mundo inteiro”.
- 0.2 Além de controlar, é preciso proteger os dados
- 0.3 investir na TI para mais celeridade aos projetos
- 0.4 investir na TI – Nuvem e mobilidade
- 0.5 investir na TI para melhor adesão a novas tecnologias
- 1 Enfim, se a sua empresa cresceu ou quer crescer, precisa investir na TI para acompanhar…
“Quem controlar os dados, controlará o mundo inteiro”.
Essa frase, de Masayoshi Son, CEO do SoftBank, ajuda-nos a entender a importância de se investir na TI – e não, não precisamos nem pensar no mundo inteiro. Podemos focar apenas em uma empresa, que pode ser grande, como também pode ser micro. Todos os negócios de hoje dependem dos dados para tomar as decisões certas, no momento certo.
Para decidir continuar ou descontinuar um produto, para entender onde estão as falhas de produção, para identificar gargalos nos processos, para sugerir uma inovação, para saber por qual caminho seguir, para aumentar ou reduzir o time, para experimentar uma nova oportunidade de mercado, para calcular os riscos aceitáveis de serem assumidos, ou para recuar quando essa for a melhor escolha. Tudo, absolutamente tudo isso (e muito mais), precisa de embasamento em dados.
Sem dados, as decisões são tomadas com base apenas achismos e suposições, que podem dar certo, é claro, mas também podem levar a empresa ao insucesso e gerar, na melhor das hipóteses, prejuízos e tempo perdido.
Isso não significa que com dados tudo dará certo. Significa que haverá embasamento para começar, continuar, readaptar, reinventar, e reorientar as estratégias em direção aos melhores resultados.
Para que a empresa tenha condições de coletar, processar e analisar grandes quantidades de dados e tenha sempre em mãos informações confiáveis e atualizadas para guiar sua gestão, é fundamental contar com uma infraestrutura adequada de TI.
Além de controlar, é preciso proteger os dados
Afinal, os dados guardam todo o histórico da empresa, as particularidades da operação, a evolução das necessidades dos clientes, suas maiores queixas e maiores satisfações.
Tudo isso é importantíssimo para a definição dos próximos passos e para a gestão do negócio como um todo.
Até porque, além desse histórico, a empresa também guarda dados pessoais dos colaboradores e dos clientes.
Muitos desses dados podem ser sigilosos, sensíveis, ou até mesmo críticos para o sucesso da organização.
Perder esses dados do dia para noite ou ser vítima de um “sequestro” de dados pode trazer grandes prejuízos para o negócio. Além das altas quantias exigidas pelos criminosos, também há a necessidade de pausar a operação enquanto a situação não for devidamente solucionada – em alguns casos, a soma da quantia exigida com o prejuízo da paralisação da operação pode ser fatal.
Por isso, é fundamental investir na segurança e proteção dos dados, o que, inclusive, ajuda a empresa a ficar em conformidade com a LGPD, legislação aprovada com o propósito de proteger os dados das pessoas físicas e que, caso não seja cumprida pelas instituições, pode resultar em penalidades e multas.
investir na TI para mais celeridade aos projetos
Sistemas desatualizados, travados ou frequentemente inativos costumam engessar, atrasar, pausar ou até acabar com os projetos de uma empresa.
Por isso, a infraestrutura e os sistemas de TI devem acompanhar – e potencializar – o ritmo da empresa, permitindo que não só o fluxo de trabalho do dia a dia como também os projetos possam ser executados sem interrupções e com o máximo de desempenho possível.
investir na TI – Nuvem e mobilidade
A pandemia do novo coronavírus obrigou as empresas a se adaptarem ao trabalho remoto praticamente do dia para a noite. Passado o susto inicial, o home office foi muito bem aceito e hoje é uma tendência que veio para ficar, talvez mesclado a algumas idas esporádicas ou semanais para o escritório – o chamado modelo híbrido.
De qualquer forma, para que seja possível que os colaboradores tenham acesso em casa às mesmas informações e sistemas que teriam na empresa, a equipe de TI deve ter uma estrutura muito bem elaborada, geralmente baseada em nuvem, a fim de garantir essa mobilidade e, é claro, a produtividade da organização.
investir na TI para melhor adesão a novas tecnologias
Novas tecnologias não param de surgir. Algumas já são praticamente determinantes em algumas áreas, como inteligência artificial, internet das coisas, machine learning.
No entanto, para que essas tecnologias possam fazer parte de uma empresa, é preciso que a infraestrutura de TI esteja preparada para implantá-las e incorporá-las aos processos.
Para isso, mais uma vez, é preciso investir na TI.
Enfim, se a sua empresa cresceu ou quer crescer, precisa investir na TI para acompanhar…
E justamente por isso, este é o melhor momento para investir na TI!
Uma TI bem estrutura é a chave para acelerar a transformação digital no seu negócio, para otimizar os seus processos, reduzir custos e maximizar os seus resultados!
Se você precisar de ajuda nessa jornada, conte com as nossas soluções em TI!
Com a orientação consultiva de profissionais extremamente qualificados, você consegue otimizar toda a sua TI! Nosso objetivo é ajudar você a economizar e aumentar performance!
Atendemos empresas de todos os portes e segmentos, fornecendo desde suporte e backup em nuvem, até a gestão completa de toda a infraestrutura e ativos de TI! Para tudo o que for relacionado à TI, conte com a NTI!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br
Telefone: (41) 99183-8684
[…] Prevenção de riscos é sempre a melhor opção para quem fará mudanças na questão operacional de uma empresa. […]
[…] Hardwares e softwares antigos podem causar prejuízos enormes para a empresa e é por esse motivo que ela precisa investir em sua tecnologia. […]
[…] consultoria em TI bem conceituada terá a expertise necessária para indicar quais são os principais gargalos que a sua empresa tem em relação à TI e quais oportunidades de investimento são mais interessantes de acordo com o […]