O que significa NOC?

O que significa NOC?

NOC significa, basicamente, uma central de monitoramento de TI que tem o objetivo de garantir a estabilidade e disponibilidade de toda a infraestrutura.

Assim, possíveis problemas são detectados praticamente em tempo real, antes mesmo do usuário perceber qualquer alteração no sistema, e tratados de forma imediata.

Isso, é claro, evita interrupções no sistema, além de prejuízos e perdas financeiras.

Entenda mais sobre o NOC e as vantagens que ele traz, continuando a leitura deste texto especialmente preparado para você!

Mas afinal, o que é NOC?

NOC é a sigla para Network Operation Center, que pode ser traduzido para o português como Centro de Operação de Rede.

Trata-se de um serviço que tem como objetivo monitorar todos os ativos de TI de uma empresa, além de agir de forma preventiva e imediata para a solução de problemas e estabilização de incidentes.

Os profissionais que atuam no NOC costumam ser especializados em administração de redes e usam relatórios e históricos de eventos como base para aprendizados e melhorias.

Em outras palavras, pode-se dizer, portanto, que o NOC funciona basicamente como uma central de monitoramento que busca garantir o máximo de estabilidade possível ao ambiente de TI, além de agir prévia e/ou imediatamente para a solução de possíveis falhas, bem como proteger as informações da empresa e contribuir para uma recuperação rápida, no caso de incidentes.

O NOC já é bastante comum entre grandes empresas, mas tem ganhado cada vez mais espaço entre os pequenos e médios negócios, tendo em vista a importância da tecnologia para o mercado e necessidade de se contar com a disponibilidade e segurança de sistemas e da TI de forma geral.

Mas afinal, o que é NOC?
Mas afinal, o que é NOC?

Como o NOC funciona?

De uma forma bem prática, podemos dizer que, com o NOC, os ativos de TI de uma empresa são configurados para emitir dados, como relatórios de atividades e falhas.

A equipe que faz o monitoramento, que deve ser extremamente qualificada, é capaz de, a partir desses dados, garantir a estabilidade do ambiente de TI, além de agir rapidamente sobre as falhas apresentadas, antes mesmo do usuário perceber qualquer tipo de alteração.

Esses relatórios emitidos pelos ativos de TI vão ajudando a equipe que compõe o NOC a agir cada vez mais proativamente e estrategicamente.

É importante ressaltar que tudo isso deve ser feito com base nas ferramentas adequadas e em processos muito bem estruturados, para garantir um trabalho minucioso de detecção e prevenção de problemas.

Além disso, o trabalho do NOC também ajuda a identificar a capacidade da infraestrutura de TI e a definir necessidades de investimento e melhoria.

Tudo isso faz com que o ambiente de TI tenha alta disponibilidade e estabilidade. Mas essa não é a única vantagem que a implementação do NOC pode trazer para uma empresa – e você vai entender melhor isso a seguir!

Quais são as vantagens que o NOC pode trazer para uma empresa?

Entre todas as vantagens que a implementação do NOC pode trazer para uma empresa, algumas têm destaque especial. Confira quais são abaixo:

Acompanhamento e antecipação de problemas

O acompanhamento constante realizado pela equipe de NOC permite que possíveis problemas sejam detectados imediatamente, e que a solução para eles seja feita de forma antecipada, antes mesmo do usuário do sistema sentir qualquer instabilidade.

Quando não existe o trabalho do NOC, esses problemas podem demorar dias ou semanas para serem detectados, e muitas vezes só são encontrados devido a alguma reclamação do próprio usuário – ou seja, já se tornaram tão grandes a ponto de serem notados.

Nesses casos, tanto a identificação quanto a solução do problema costumam ser bem mais caros do que quando ele é tratado em seu estágio inicial. Além disso, devido às falhas e/ou às tratativas, o sistema pode ficar lento ou sofrer interrupções, causando ainda mais prejuízos à empresa, por estar exercendo impacto direto sobre a produtividade.

Manutenção ativa

O trabalho do NOC conta com rotinas padronizadas que garantem segurança e estabilidade ao ambiente de TI. É o caso, por exemplo, das atualizações de software e backup de informações e sistemas críticos ao funcionamento do negócio, que podem ser automatizados e feitos de forma ativa e recorrente.

Minimização de downtimes

Downtime é o tempo de inatividade de sistemas, processos, equipamentos. Quando essa interrupção acontece de forma não planejada pode trazer sérios prejuízos para a organização, que tem a paralisação ou o atraso do seu fluxo de trabalho, comprometendo prazos, qualidade, além da satisfação de usuários e clientes.

Um dos focos de atuação da equipe de NOC é justamente minimizar a ocorrência de downtime, garantindo a eficiência e a produtividade organizacional.

Dados estratégicos coletados de forma automática

A coleta automática dos dados dos ativos de TI da empresa ajuda a equipe de NOC a identificar e solucionar rapidamente qualquer tipo de problema encontrado.

Além disso, com base em todas as informações disponíveis, torna-se possível implementar melhorias e otimização de equipamentos e sistemas.

Ampliação do conhecimento em relação à capacidade da infraestrutura de TI

Todos os dados sobre os quais comentamos no tópico anterior servem de base para relatórios extremamente detalhados. Entre outras coisas, tais relatórios fazem o diagnóstico da situação atual da infraestrutura de TI, além de uma projeção da sua capacidade.

Com isso fica muito mais fácil e acertado definir investimentos e diretrizes para a TI.

Aumento de vantagem competitiva

Independentemente do tamanho e da área de atuação de uma empresa, a tecnologia certamente tem um papel central em seu modelo de negócios.

No entanto, essa tecnologia tem que estar funcionando perfeitamente, com estabilidade, disponibilidade, segurança e máxima performance.

Justamente para garantir todos esses quesitos é que entra em cena o NOC. Com a tecnologia apoiando as operações e entregas da empresa, o aumento de vantagem competitiva é certo!

É melhor montar um time de NOC interno ou terceirizar?

 O NOC pode funcionar tanto internamente quanto de forma terceirizada. No entanto, montar um time interno de NOC requer um alto investimento, inclusive em relação à capacitação de profissionais.

Assim, contar com uma empresa especialista terceirizada é a garantia de que o serviço NOC será feito com o máximo de cuidado e eficiência, podendo, inclusive, ajudar a contratante a reduzir custos e aumentar performance.

Isso porque não haverão gastos imprevistos com reparos de sistemas e equipamentos e tudo funcionará com a máxima performance, contribuindo para a eficiência e produtividade da organização.

Se você quer contar com um time de especialistas para assumir o NOC da sua empresa e monitorar seus ativos de TI 24×7, você está no lugar certo!
Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre isso, assim podemos entender a realidade do seu negócio e explicar exatamente como podemos ajudar!


E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

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