Indicadores de TI: o que são, exemplos e como podem ajudar sua empresa

Indicadores de TI: o que são, exemplos e como podem ajudar sua empresa

Os indicadores de TI ajudam as empresas a entender quais processos precisam ser otimizados e o que precisa ser feito para aumentar a produtividade, além de contribuírem para a tomada de decisão estratégica para a organização.

Mas, para que uma empresa necessita dessas informações? Para se tornar mais competitiva e alcançar resultados cada vez melhores.

Para conseguir obter essas informações, é preciso estruturar as metas de TI e a forma como esse desempenho será medido. A partir daí é que a empresa terá condições de alcançar o potencial máximo.

Quer conhecer um pouco mais sobre os indicadores de TI e sua importância para a empresa? Confira mais detalhes!

Na prática, o que são indicadores de TI?

Indicadores de TI - Qualidade nos serviços
Indicadores de TI – Qualidade nos serviços

O termo indicadores de TI é utilizado para designar as ferramentas de gestão que fazem a medição do desempenho das atividades que a equipe de TI realiza.

Esses indicadores são muito conhecidos como “Key Performance Indicator” (Indicador-chave de Desempenho) ou simplesmente KPI.

Os KPIs podem ser utilizados nos mais variados setores de uma empresa, pois avaliam o quanto as ações adotadas contribuem para o alcance das metas que foram definidas previamente.

Vale ressaltar que os KPIs não são universais.

É por esse motivo que cada empresa (bem como cada setor) deve adotar os indicadores que mais condigam com seus processos e com a sua realidade. Afinal, é dessa forma que será possível analisar os resultados de forma mais fidedigna e acompanhar a evolução em direção aos objetivos traçados.

Os indicadores de TI ajudarão a mensurar a contribuição do setor para o dia a dia da organização, a partir da análise dos custos envolvidos, do desempenho dos processos e da equipe, entre outros pontos que são passíveis de medição.

Por que os indicadores de TI são tão importantes?

Por que os indicadores de TI são tão importantes?
Por que os indicadores de TI são tão importantes?

O acompanhamento consistente dos indicadores de TI é o que garante a busca constante por melhorias reais nos processos e resultados da empresa. Afinal, como diria Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna: “o que pode ser medido pode ser melhorado”.

Além da melhoria contínua, os indicadores de TI também ajudam a organização a atingir seus objetivos. Afinal, toda empresa bem estruturada possui objetivos definidos e busca alcançá-los em determinado período de tempo.

Para conseguir conquistá-los, ela precisa traçar metas menores que irão direcionar suas ações no dia a dia.

Para saber se essas metas estão sendo atingidas, é necessário mensurá-las – e é aí que entram os indicadores de desempenho.

Por meio do monitoramento dos indicadores é possível descobrir se a empresa está evoluindo em relação às metas e, consequentemente, aos objetivos traçados.

Assim, a organização pode reavaliar a estratégia, adaptar processos, mudar direcionamentos e tomar todas as medidas necessárias para que seja possível chegar onde se deseja.

Pensando exclusivamente em TI, vale lembrar que o setor atualmente é determinante para a eficiência e capacidade de inovação das organizações. Assim, quanto mais assertivo for o acompanhamento dos seus indicadores, mais chances de sucesso a empresa terá.

Indicadores de TI são medidas de alto nível

Com a tecnologia sendo cada vez mais importante dentro de uma empresa, medir como o setor de TI está desempenhando suas tarefas mostra o quão preocupada ela está com a produtividade geral.

Afinal, todos os dias esse setor lida com a segurança da informação, coleta e análise dos dados, entre outras demandas de igual importância.

Por esse motivo, a equipe que atua no setor de TI precisa ter uma boa performance na execução de suas tarefas.

Dessa forma, é possível afirmar que os indicadores de TI são medidas de monitoramento de alto nível e que necessitam de revisões semanais, mensais ou trimestrais – isso de acordo com a Gartner, uma das maiores empresas de consultoria do mundo.

A avaliação desses indicadores se faz necessária para todas as empresas de todos os portes e de qualquer setor de atuação.

Afinal, de posse de dados tão importantes a empresa é capaz de tomar as melhores decisões, já que:

  • Realiza o acompanhamento do empreendimento e consegue verificar o quanto que ele tem evoluído ao longo do tempo;
  • Avalia o quanto que os indicadores de TI estão progredindo;
  • Garante que a governança de TI seja eficiente e realizada com qualidade.

Como as metas e os indicadores podem ser usados

Como as metas e os indicadores podem ser usados
Como as metas e os indicadores podem ser usados

Todo e qualquer tipo de dado pode ser analisado? Bem, isso vai depender exatamente do que se deseja medir.

Por esse motivo, é muito importante que tanto as metas quanto os indicadores de TI sejam definidos corretamente, pois isso é o que vai permitir fazer um acompanhamento adequado da evolução da empresa.

Afinal, o que não faltam são chaves que ajudam a obter uma medição do negócio como, por exemplo:

  • Indicadores da produtividade;
  • Indicadores dos custos;
  • Indicadores da capacidade do setor de TI;
  • Indicadores de governança em TI.

Assim, o primeiro passo a ser dado é a definição dos objetivos e o estabelecimento das metas que devem ser alcançadas e em quanto tempo. Após essa definição é que os indicadores de TI devem ser apontados para realizar as medições.

Exemplos de indicadores de TI

Os indicadores devem ser adotados levando em consideração a realidade do negócio e os objetivos a serem conquistados.

Por isso, separamos aqui alguns dos indicadores de TI mais utilizados, para que você possa conhecê-los e definir quais são os mais indicados para a sua empresa. Confira:

Fisrt Call Resolution

O First Call Resolution também é conhecido pela sigla FCR. Esse KPI mensura a média da quantidade de chamadas que foram resolvidas logo que o cliente (interno ou externo) contatou o suporte.

Ou seja, esse indicador vai apontar entre todas as chamadas que o suporte recebeu quantas foram resolvidas no primeiro ticket.

Esse KPI se mostra de grande importância para a empresa, pois por meio dele é possível perceber o quanto o cliente está satisfeito, se é preciso melhorar em algum ponto.

Essa métrica também contribui para que haja uma redução no custo médio com o atendimento.

Tempo de resposta do suporte

Quando um cliente (interno ou externo) possui algum problema com a empresa ele busca o suporte com o intuito de ter uma solução.

Mas se tem algo que deixa o cliente mais estressado e decepcionado é a demora para o suporte responder.

Muitas vezes, isso faz com que o cliente tenha uma péssima impressão da empresa e relate essa experiência negativa para os demais, o que não é nada bom.

Dessa forma, o ideal é que o tempo médio seja rápido, pois isso vai influenciar o atendimento final.

Por esse motivo, um dos indicadores de TI mais comuns é justamente o que mede esse tempo de resposta devido à importância que apresenta para a empresa.

Tickets de suporte por colaborador

Qual a quantidade de tickets (chamados) que cada colaborador fecha? Esse KPI faz a medição desse dado. Ele é muito importante para a empresa, pois ajuda na identificação de diversos problemas como, por exemplo a falta de treinamento para os colaboradores, a falta de padrões de script, ou, até mesmo, problemas individuais de desempenho.

Basicamente, quanto maior for o ticket médio melhor é o índice de produtividade e também das entregas que cada funcionário apresenta.

NPS

Net Promoter Score é um dos indicadores de TI que pode ser utilizado nos mais variados negócios.

Ele faz uma avaliação da taxa de lealdade que os clientes apresentam, bem como a disposição que eles possuem em indicar a empresa para amigos, familiares e demais pessoas.

É importante que a TI tenha um NPS alto, afinal, mostra que ela apresenta ótimas soluções e que o usuário aprova e indica para outras pessoas.

Sistema disponível

Se tem algo que pode gerar prejuízos enormes para uma empresa é a indisponibilidade do sistema.

Hoje, com toda a tecnologia disponível, a necessidade de ter um sistema que seja funcional e que esteja disponível é gigantesca.

Quando esse sistema fica indisponível, mesmo que seja por um curto período de tempo, a empresa pode amargar prejuízos enormes.

Afinal, por um período ela deixou de executar suas funções e quando o sistema retorna terá que “correr atrás do prejuízo”, literalmente.

Tempo médio de reparo e entre falhas

Quanto tempo é investido para realizar algum reparo? As falhas aparecem com que frequência?

Esse KPI visa retornar esses dados que são de grande importância para a empresa e, para isso, a seguinte fórmula é utilizada para realizar o cálculo desse indicador:

Tempo de disponibilidade – tempo de parada / quantidade de falhas.

O resultado desse cálculo indica o tempo médio entre as falhas. Lembrando que o tempo médio de reparo se refere ao tempo investido pela equipe para solucionar um chamado.

ROI

Retorno sobre Investimento ou ROI, como é mais conhecida, é uma métrica muito familiar para inúmeras empresas dos mais variados setores.

Esse indicador realiza um cálculo com o intuito de determinar o retorno que é obtido por cada real investido.

Por esse motivo, é muito importante compreender essa métrica, pois torna-se possível perceber os benefícios que a TI promove para a empresa.

Qualidade dos serviços

Um dos indicadores de TI que é comumente utilizado é o que faz a medição da qualidade dos serviços.

Acompanhar esse indicador permite que a empresa identifique falhas e, a partir daí, apresente melhorias contínuas.

Dessa forma, ela garante que as equipes se tornem mais eficientes e, consequentemente, os resultados obtidos se tornam mais e mais satisfatórios.

Conte com uma gestão de TI estratégica e maximize seus resultados!

Os indicadores de TI permitem que a empresa conheça melhor a si mesma. Entender quais problemas ocorrem com frequência, a qualidade dos serviços que presta, entre outras métricas permite apresentar melhorias contínuas e alcançar os objetivos desejados.

Sua empresa faz uso de algum indicador de TI? Use os aprendizados adquiridos com esse texto para revolucionar a sua gestão de TI. Se precisar de ajuda, conte conosco para uma gestão completa e estratégica, capaz de reduzir seus custos e maximizar seus resultados! Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos te ajudar!

E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *