A tecnologia para pequenas e médias empresas é tão importante quanto para as gigantes do mercado, e sabe por quê? Devido à velocidade com que ela se desenvolveu, inúmeras tarefas passaram a ser realizadas de forma automatizada, com baixo índice de erro, com muito mais qualidade e em muito menos tempo!
Novos sistemas foram criados e, com eles, surgiram métodos de trabalho que se adequam a essa mudança. Por causa disso, os colaboradores passaram a ter condições de exercer trabalhos mais criativos e estratégicos, sendo que um dos resultados obtidos que mais chama a atenção é o aumento da eficiência.
O melhor de tudo é que isso pode ser utilizado por empresas de todos os portes. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre a tecnologia para pequenas e médias empresas.
Conteúdo do artigo
Principais problemas que pequenas e médias empresas enfrentam na área da tecnologia
Todas as empresas podem enfrentar problemas, independentemente do porte que possuem. Mas, quando se trata de pequenas e médias empresas, os principais problemas enfrentados na área da tecnologia são:
Equipamentos e sistema desatualizados
Investir em tecnologia vai além de possuir um computador com acesso à internet. É preciso investir em atualizações constantes e isso é o que muitas empresas pequenas e médias não fazem.
Hardwares e softwares antigos podem causar prejuízos enormes para a empresa e é por esse motivo que ela precisa investir em sua tecnologia.
Falta de backup
O backup nada mais é que uma cópia de segurança. Nela, todos os dados que a empresa possui, seja com relação aos clientes, projetos, recursos e demais informações são armazenados em local seguro.
Assim, caso algo aconteça, é possível resgatar todas essas informações que são tão importantes para o negócio.
Entretanto, muitas empresas não fazem o backup regularmente e correm um enorme risco de perder essas informações.
Isso acontece principalmente entre as empresas de pequeno e médio porte, pois muitas culpam a falta de recursos financeiros para isso.
Segurança baixa
Os ataques virtuais são uma realidade e eles acontecem quando a vulnerabilidade do sistema de informática é explorada.
Empresas de grande porte enfrentam esse problema de forma mais eficiente, entretanto, empresas menores não costumam investir em tecnologia e segurança e estão mais vulneráveis a sofrer esse tipo de ataque.
É importante ressaltar que tais ataques são extremamente prejudiciais aos pequenos negócios, pois além de muitas vezes requererem o pagamento de altas quantias em dinheiro, ainda arriscam paralisar a operação da empresa por muito tempo, podendo chegar a colocar em risco a sua sobrevivência.
Internet lenta
Um dos maiores problemas que as empresas pequenas e médias enfrentam com relação à tecnologia é a lentidão da internet.
Isso é péssimo em um mundo tão conectado e tecnológico como o que estamos vivendo atualmente. Além do mais, passa uma imagem de desleixo e, até mesmo, de descomprometimento em relação à eficiência de suas soluções e satisfação dos clientes.
Área de TI ineficiente
Muitas empresas de pequeno e médio porte não se preocupam com a área de TI. Geralmente, apenas se lembram desse setor quando estão passando por algum problema com a tecnologia.
Engana-se quem pensa que é preciso muito tempo e dinheiro para investir na tecnologia de empresas pequenas e médias. Aliás, é muito mais rápido investir nesse setor quando o porte da empresa não é grande.
Por esse motivo, vale muito a pena começar a enxergar a área de TI como algo fundamental para o bom funcionamento da empresa o quanto antes.
Tecnologia para pequenas e médias empresas: qual a sua importância?
Você já viu que a tecnologia para pequenas e médias empresas está sendo negligenciada e inúmeros problemas surgem por conta disso.
Problemas com segurança, lentidão, falta de investimento em hardware e software são apenas alguns exemplos das dificuldades que empresas menores enfrentam.
Mas, afinal, é realmente importante que os pequenos negócios invistam em tecnologia? Para responder a essa pergunta, é preciso avaliar o que aconteceu nos últimos anos com a TI.
Se analisarmos, há 20 anos ela não era tão avançada quanto agora. Atualmente, o investimento em tecnologia é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar cada vez mais competitiva e se manter relevante no mercado, pois a partir das facilidades que ela proporciona é possível focar em inovação e geração de valor.
Além do mais, inúmeras ferramentas novas surgiram para simplificar e otimizar a vida de todos, inclusive, das empresas.
Novos softwares que ajudam a realizar tarefas de forma muito mais simples e prática e a automação de determinadas tarefas são apenas alguns exemplos do que a tecnologia pode propiciar em uma empresa.
Atualmente, é possível dizer que o setor de TI é um grande aliado do planejamento estratégico devido às inovações que ele proporciona, seja para o funcionamento interno da empresa ou para o relacionamento com os consumidores.
Vantagens da tecnologia para as pequenas e médias empresas
A tecnologia para pequenas e médias empresas é uma grande aliada do crescimento e permite que elas se tornem mais competitivas.
Mas isso não é tudo, existem diversas vantagens que podem ser observadas. Entre elas, podemos destacar:
Mais agilidade para atender os consumidores
É comum que empresas de pequeno e médio porte possuam certa dificuldade para atender às demandas apresentadas por seu público. Entretanto, quando é feito o investimento em tecnologia, esse atendimento se torna mais ágil.
Engana-se quem acredita que é preciso fazer um investimento alto para isso. Na verdade, existem tecnologias que são simples e que contribuem para tornar esse atendimento muito mais rápido e eficiente.
Por exemplo, um sistema com armazenamento em nuvem permite que as informações sejam acessadas com mais agilidade pelas empresas de pequeno e médio porte.
Retrabalho reduzido
A tecnologia em pequenas e médias empresas contribui para uma redução drástica de retrabalho, ou seja, da necessidade de fazer o mesmo trabalho novamente porque da primeira vez não deu certo.
Isso acontece graças ao sistema de backup que garante que a empresa não perderá mais dados de grande importância para seu correto funcionamento, e também devido à automatização de muitos processos e tarefas repetitivas que se feitas manualmente estariam mais suscetíveis a erros.
Dados seguros
As empresas de médio e pequeno porte que utilizam sistemas de segurança tornam o trabalho mais protegido e seguro.
Esses sistemas fazem uso de antivírus e senhas de acesso, por exemplo, impedindo que pessoas não autorizadas e/ou mal intencionadas tenham acesso a dados sensíveis ou sigilosos.
Tais medidas auxiliam a empresa, inclusive, a estar em conformidade com a LGPD.
Manutenção dos equipamentos
A tecnologia para pequenas e médias empresas vai muito além de possuir hardwares e softwares de ponta. Tem a questão da manutenção de todos os equipamentos que a empresa possui.
Tudo aquilo que a empresa utiliza para a realização das suas tarefas necessita de manutenção.
Equipamentos que não passam por uma manutenção periódica correm o risco de sofrer algum tipo de dano e o orçamento do seu conserto pode ser um valor considerável, sem contar no tempo perdido e em todo transtorno que esse tipo de falha pode gerar.
Por esse motivo, é preciso fazer a manutenção periódica para que esses equipamentos funcionem corretamente com o mínimo de desgaste possível.
Processos otimizados
Quando as empresas utilizam a tecnologia no seu dia a dia, elas passam a executar suas tarefas de forma muito mais otimizada.
Graças a isso, os colaboradores não perdem tempo realizando tarefas simples, pois a tecnologia as executa com alto grau de eficiência.
Dessa forma, os profissionais podem focar suas energias nas tarefas que necessitam de criatividade. Também podem se dedicar em buscar por soluções que a companhia necessita para se tornar cada vez mais eficiente e produtiva.
Aumento da competitividade
O investimento de tecnologia para pequenas e médias empresas permite que elas se destaquem da concorrência e se tornem muito mais competitivas no mercado.
Em um mundo globalizado onde a tecnologia tem propiciado diversas inovações e execução automatizada de certas tarefas, quem não investe nessa área fica para trás.
Redução de custos
A tecnologia pode ser uma grande impulsionadora para a redução de custos nas pequenas e médias empresas. Isso se deve tanto à automatização e otimização de processos, quanto à facilidade de acesso a informações, possibilitando tomadas de decisão mais assertivas.
Além disso, devido às facilidades da computação em nuvem, por exemplo, as empresas não precisam investir em infraestrutura física, o que permite que pequenos negócios tenham acesso à tecnologia de ponta!
Faça a sua pequena empresa decolar com a ajuda da tecnologia!
Investir em tecnologia para pequenas e médias empresas pode fazer toda a diferença no mundo dos negócios. Atrair a atenção dos consumidores, ficar à frente da concorrência, reduzir custos e ter mais segurança são alguns pontos positivos observados.
Para que o seu investimento traga o melhor retorno possível, conte com um parceiro de confiança, capaz de indicar as soluções que apresentam o melhor custo-benefício para o seu negócio, de gerenciar toda a sua infraestrutura de TI e otimizar o ciclo de vida de todos os seus ativos!
Não sabe onde encontrar esse parceiro? Você está no lugar certo! Conte com a NTI! Nós realmente acreditamos que a tecnologia não precisa ser cara e complicada! Queremos ajudar o seu negócio a economizar, aumentar a performance, maximizar resultados e decolar com a ajuda da tecnologia!
Entre em contato conosco agora mesmo e vamos conversar!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br
Telefone: (41) 99183-8684
[…] é um termo utilizado no segmento de tecnologia da informação para qualquer serviço prestado por meio de conexão à internet, sem a necessidade de se instalar […]