Consultoria em TI: como funciona e suas vantagens

Consultoria em TI: como funciona e suas vantagens

A tecnologia da informação está se tornando cada vez mais determinante para o sucesso das empresas. Quem investe em tecnologia está, antes de tudo, investindo em inovação, otimização e performance.

A tecnologia hoje é quem dita as regras do jogo, e os consultores especializados em TI são os agentes responsáveis por guiar quem decide fazer esse investimento, mas não possui muito conhecimento no assunto. Dessa maneira, a consultoria em TI se tornou um serviço fundamental para a competitividade das empresas.

A partir deste conteúdo, vamos te explicar como funciona a consultoria especializada em tecnologia de informação e também quais são as principais vantagens de se contratar esse serviço.

O que é consultoria em TI?

O que é consultoria em TI?
O que é consultoria em TI?

A consultoria em TI é um serviço contratado por empresas que reconhecem o papel fundamental que tem a tecnologia, tanto na entrega ao cliente quanto em suas operações internas, mas não têm a expertise necessária para tomar as melhores decisões.

A TI tem um universo praticamente infinito de possibilidades. São inúmeras plataformas, sistemas, equipamentos, tipos de licenciamento de software, infraestrutura, enfim… fica realmente muito difícil para uma empresa, que não tem obrigação nenhuma de ser especialista em TI – afinal, esse não é core business do seu negócio – saber quais soluções vão ser as mais adequadas para a sua operação.

O resultado disso geralmente acaba refletido na performance ou nas finanças. Isso porque, ou a empresa opera abaixo da capacidade que deveria, ou tem um gasto acima do que efetivamente seria necessário para o seu modelo de negócio.

Por essas e outras, a consultoria em TI é fundamental. Os consultores são especialistas na área, que vão entender a necessidade da empresa e a sua capacidade de investimento para, a partir disso, orientar a empresa tanto em relação às melhores soluções do mercado quanto sobre as melhores práticas de gestão, ajudando o negócio a concretizar seus objetivos e a ter na TI uma aliada verdadeiramente estratégica.

Além desse foco mais generalizado sobre toda a TI, as empresas de consultoria podem atuar de forma mais pontual, focando em alguma necessidade específica do cliente, como, por exemplo:

  • Computação em nuvem;
  • Segurança cibernética;
  • Preparação para adoção de novas tecnologias (como inteligência artificial, internet das coisas, etc.);
  • Gestão de desastres e planos de recuperação;
  • Infraestrutura de rede ou de TI.

O que faz um consultor de TI?

O que faz um consultor de TI?
O que faz um consultor de TI?

Os consultores de TI são responsáveis por orientar seus clientes em relação às melhores soluções e melhores práticas relacionadas à TI.

Eles trazem um “olhar de fora” e muito conhecimento na área, o que dá a eles a condição de identificar oportunidades de melhoria em toda a infraestrutura de tecnologia de uma empresa, bem como em seus processos de gestão.

Assim, eles orientam as empresas sobre as possíveis alterações e criam planos, em conjunto com os clientes, para colocá-las em prática, fornecendo as devidas instruções.

Com isso, a empresa consegue melhorar sua performance operacional e atingir os resultados esperados.

Como funciona a consultoria em TI?

Como visto anteriormente, a consultoria em TI pode envolver vários serviços, como por exemplo o desenvolvimento de softwares e aplicativos, planejamento de infraestrutura de TI, análises de avaliação de risco, consultorias em segurança e planos de recuperação.  De qualquer forma, a consultoria em TI geralmente é realizada com base em três etapas principais, as quais vamos descrever a seguir.

Coleta de informações

Primeiramente, para que sejam levantados os dados necessários, a consultoria em TI fará o levantamento de informações a respeito da infraestrutura de TI atual. Para isso, farão também uma série de perguntas aos colaboradores da empresa.

O objetivo aqui é identificar os problemas e as dores do cliente para que se crie um bom diagnóstico.

Análise

A partir das informações coletadas e com o diagnóstico pronto, chegou a hora de analisar tudo e montar um plano de ação com base nas necessidades específicas da empresa.

No entanto, esse plano é um norteador, e não um veredito, pois tudo deverá ser discutido com o cliente, afinal, para a consultoria ter sucesso ela depende do envolvimento de quem a contratou.

Apresentação da análise e trabalho conjunto

A consultoria em TI apresenta o resultado da sua análise e, em conjunto com a empresa, estabelecem as melhores soluções para os problemas identificados.

Com as ações definidas, a consultoria faz a orientação em relação à implantação e o acompanhamento de todo o projeto, visando a concretização dos objetivos.

Vantagens da consultoria em TI

O serviço de consultoria é importante porque desempenha um papel vital nos negócios, o qual abrange toda a gestão de uma infraestrutura de TI. Além disso, quando bem executadas as estratégias propostas pela consultoria, os benefícios que o cliente pode desfrutar são diversos.  Veja mais:

Reduz o tempo de inatividade

Quantas vezes você e sua equipe ficaram sem trabalhar porque estavam com problemas de conectividade? Com uma consultoria especializada, problemas recorrentes como esse são resolvidos devido ao suporte em manutenção fornecido, além de medidas de segurança convenientes, como backups que evitam que dados importantes sejam perdidos.

Foco no negócio

Com uma boa consultoria em TI, os gestores têm mais tempo para pensar no que realmente interessa: as questões que envolvem o seu negócio. A função de fazer análises e planejamentos que envolvem tecnologia são terceirizadas, ficando a cargo dos especialistas.

Ampliação dos conhecimentos

Ter uma pessoa de fora para dar conselhos sobre sua empresa é algo muito benéfico. É comum os gestores não conseguirem “pensar fora da caixa”, e a visão de um especialista de fora ajuda a criar várias soluções práticas para problemas que costumam ser repetitivos.

Aumenta o desempenho e a produtividade

Nessas alturas, você já deve saber que a tecnologia faz aumentar e muito a produtividade de um negócio. Enquanto alguns segmentos dependem dela, outros simplesmente não existem sem ela.

A tecnologia facilita a comunicação entre setores, assim como o relacionamento com o consumidor final, além de automatizar e otimizar processos, o que contribui para elevar o desempenho do negócio como um todo.

Controla e diminui gastos

Por meio de um orçamento bem planejado, os gestores podem prever gastos e diminuir despesas desnecessárias com uma boa estratégia que atenda às necessidades da empresa.

A consultoria em TI trabalha para criar o plano de ação que tenha o melhor custo-benefício para a realidade do seu negócio.

Dicas para encontrar a melhor consultoria em TI para o seu negócio

Agora que você já sabe como funciona e quais os benefícios da consultoria em TI, chegou o momento de selecionar o melhor prestador de serviço para o seu negócio. Entre tantas opções disponíveis no mercado, as dicas para se achar uma boa consultoria são estas:

Referências

Não tenha medo de questionar sobre as referências profissionais da consultoria. Pergunte sobre as empresas com as quais o seu consultor já trabalhou, como foi o modo de atuação, quais foram os resultados obtidos.

As respostas vão dar um bom norte sobre a forma de trabalho da consultoria e sobre o desempenho do projeto, além de também dar a entender sobre a ética e os valores da prestadora de serviço.

Comunicação e colaboração

Um fator determinante para o sucesso da consultoria em TI é o envolvimento da empresa cliente com o projeto – e isso só é possível se o relacionamento entre ambas as partes for positivo.

Por isso, pergunte-se: a consultoria tem um perfil flexível e colaborativo, para trabalhar em conjunto com a sua equipe?

Verifique as habilidades de comunicação do consultor e como ele vai poder dialogar com os funcionários internos da empresa.

Essas habilidades serão úteis quando os projetos de TI começarem a criar frutos e você precisar contar com uma equipe altamente alinhada com as novas demandas.

Os consultores de TI existem para te ajudar a resolver problemas e transmitir informações de forma clara e com precisão. Uma postura amigável ajuda bastante a alcançar resultados satisfatórios, principalmente quando se trata de uma pessoa de fora da empresa.

Expertise

Você também pode questionar sobre o know-how da consultoria em TI, sobre o conhecimento dos profissionais e ferramentas utilizadas, bem como sobre as métricas de resultado que serão estabelecidas para avaliar o desempenho do trabalho em geral.

Uma consultoria em TI bem conceituada terá a expertise necessária para indicar quais são os principais gargalos que a sua empresa tem em relação à TI e quais oportunidades de investimento são mais interessantes de acordo com o segmento de atuação e objetivos do seu negócio.

Consultoria em TI é com a NTI!

Uma consultoria em TI só tem sucesso quando o cliente tem sucesso!

Por meio da consultoria em TI, as empresas podem projetar estratégias que nunca pensariam sozinhas sem a ajuda de um especialista e, com isso, conquistar ainda mais vantagem competitiva!

Com esse artigo, você pôde entender que o serviço de consultoria em TI, além de abrangente, é também essencial para os negócios que dependem e querem investir em tecnologia para um melhor desempenho.

Conte com a ajuda da NTI nessa jornada! Nosso principal objetivo com a consultoria em TI é ajudar a sua empresa a economizar, aumentar a performance e maximizar os resultados! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

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