Backup na nuvem: entenda tudo sobre esse assunto

Backup na nuvem: entenda tudo sobre esse assunto

Certamente você já sabe que a tecnologia é um dos principais fatores que podem impulsionar um negócio. Entretanto, ao mesmo tempo em que ela contribui para alavancar a produtividade e a lucratividade das empresas, também pode expor a segurança de dados e informações de seus usuários.

Responsável por otimizar processos e fazer com que o desempenho aumente em larga escala, a tecnologia de computação em nuvem já mostrou que veio para ficar, justamente porque aumenta a proteção das empresas em relação a ataques cibernéticos criminosos.

Adaptar a tecnologia de uma empresa para o cloud computing acaba sendo a maneira mais vantajosa de prevenir perdas, já que tudo pode ser facilmente recuperado com alguns cliques. Serviços de backup em nuvem estão se tornando ferramentas essenciais para organizações que precisam guardar arquivos digitais importantes, de maneira totalmente flexível e remota, bastando ter conexão à internet.

A partir desse artigo, você vai entender tudo que envolve o processo de backup em nuvem e como isso pode benéfico para qualquer empresa.

O que é backup na nuvem, afinal?

Você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar a expressão “joga na nuvem”, não é mesmo? Pois saiba que esse termo é originado de um tipo de tecnologia que vem crescendo muito na última década.

Ferramentas de computação em nuvem remetem a qualquer serviço prestado por meio de conexão à internet, ao contrário daqueles que são instalados nos computadores de seus usuários ou, até mesmo, em servidores de rede.

Entre as ferramentas de nuvem mais populares utilizadas pelas empresas, estão os diversos serviços de armazenamento de dados, plataformas de e-commerce, assim como os serviços de comunicação rotineira, como os e-mails, e, é claro, os serviços de backup na nuvem.

Os serviços de backup em nuvem são responsáveis por criar cópias autênticas dos arquivos, de uma maneira totalmente segura, prática e automática.

De forma geral, essas ferramentas funcionam como uma forma de espelhar o hard disk de um computador. Se houver alguma perda de dispositivos físicos, como HDs externos, é o serviço de backup em nuvem que certamente irá salvar sua empresa do prejuízo.

É importante destacarmos também que, com esse tipo de serviço em nuvem, você não precisa se preocupar em aplicar o backup manualmente – tudo é feito de maneira automática e sem atrapalhar as operações do negócio.

Você pode, inclusive, agendar o melhor momento para o backup e definir com qual periodicidade ele deve ocorrer.

Por meio de execuções pré-programadas, o serviço vai fazer todo o trabalho sem que você precise mexer um dedo se quer. Contratando o backup em nuvem, você e seus colaboradores vão ter à disposição diversos relatórios sobre todas as modificações de arquivos, alterações, versões anteriores, etc.

Esses arquivos passam por um processo de criptografia e compactação, deixando os dados seguros em casos de ataques de hackers e acessíveis a qualquer momento em que precisar.

Os serviços de backup em nuvem geralmente operam por meio de assinaturas, necessitando que o cliente pague uma taxa mensal ou anual, de valor proporcional à quantidade de dados que serão armazenados.

Os maiores benefícios do backup em nuvem para a sua empresa

A adaptação aos serviços de backup em nuvem vem crescendo constantemente, porque as empresas estão cada vez mais dependendo de seus dados para processos diários e inovações. A perda de dados importantes pode ser crítica ou até fatal para a maioria dos negócios, sem contar no prejuízo causado pela paralisação das operações, enquanto o problema é resolvido.

Algumas empresas lidam com isso fazendo backup local, mas essa não é a melhor escolha. Em primeiro lugar, porque os dados continuam suscetíveis a ataques cibernéticos ou, até mesmo, a desastres naturais, como incêndios e alagamentos.

Em segundo lugar, porque investir em uma infraestrutura física própria capaz de suportar todos os dados acaba saindo muito mais caro do que mantê-los salvos na nuvem.

Em terceiro lugar, o backup local é feito de forma manual, e requer que algumas pessoas dediquem seu tempo para cuidar exclusivamente dele. Ou seja, os colaboradores precisam parar suas atividades para fazer algo que poderia ser facilmente automatizado, com o backup na nuvem.

Além disso, como o processo de backup local envolve muitas etapas manuais, é muito mais demorado e menos confiável do que o backup e a recuperação de dados baseados em nuvem.

Vamos listar abaixo esse e outros bons motivos para que você perceba o quanto o backup em nuvem pode ser vantajoso para o seu negócio.

Você não precisa mais fazer backups manuais

Quem nunca perdeu arquivos importantes de trabalho porque simplesmente esqueceu de fazer backup? Isso dá uma dor de cabeça, a gente sabe. Com a migração para a nuvem, os dias de backup manual acabaram.

Os dados e arquivos de que você precisa vão estar sempre disponíveis, a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Aumenta a colaboração e a eficiência e da equipe

Quem diria que a tecnologia também iria interferir na produtividade dos trabalhadores, não é mesmo? A verdade é que até nisso o backup na nuvem acaba sendo benéfico, aumentando a eficiência nos processos em diversas empresas.

As ferramentas de backup na nuvem contribuem também para a colaboração entre setores e equipes de trabalho, já que há acesso rápido às informações, eliminando, inclusive, as restrições geográficas: você vai poder ter acesso a um relatório diretamente do seu smartphone, por exemplo, mesmo sem estar com o computador do seu escritório em mãos.

Com a facilidade de acesso, os colaboradores da sua empresa vão se concentrar mais no que realmente importa, de maneira ágil e otimizada.

Proporciona flexibilidade e escalabilidade

Um dos grandes benefícios do backup em nuvem é a flexibilidade com a qual pode ser feita a contratação desse serviço.

A empresa tem a liberdade de contratar apenas o que efetivamente for usar, ou seja, ela paga por um serviço que atenda às suas necessidades naquele contexto, podendo aumentar ou diminuir a capacidade do servidor a qualquer momento. Além disso, também é possível adicionar ou remover usuários que podem ter acesso às informações.

Dessa forma, não existe um compromisso de longo prazo com os custos de infraestrutura, algo que é inevitável com instalações físicas – tudo poderá ser adaptado de acordo com as demandas de serviço que sua empresa irá precisar.

Controle de acesso e segurança

Com o backup na nuvem os dados são criptografados duas vezes e recebem pouca ou nenhuma intervenção humana. Dessa forma, só conseguem acessar as informações as pessoas que têm permissão para isso, ou seja, aquelas que têm a chave de segurança.

Além disso, é possível criar diferentes níveis de acesso ao banco de dados, com o objetivo de facilitar o acesso a informações corriqueiras, e manter ainda mais protegidos os dados cruciais para o negócio.

Mais disponibilidade dos dados e facilidade para recuperar arquivos

Com o backup na nuvem, os dados ficam disponíveis independentemente de onde você esteja, em qualquer horário e qualquer dia da semana.

Além disso, uma das principais vantagens de fazer backup na nuvem é que você pode tranquilamente recuperar os seus arquivos com apenas alguns cliques. Caso aconteça alguma fatalidade ou ataque hacker com os dispositivos físicos e sistemas da sua empresa, o backup na nuvem vai salvar o seu negócio do prejuízo.

Redução de custos

Por fim, mas não menos importante, o backup na nuvem contribui muito para a redução de custos de uma empresa.

Afinal, todo o investimento necessário em hardwares, softwares, e infraestrutura de modo geral fica sob responsabilidade do provedor do serviço, que também conta com um time de profissionais altamente especializados para prestar o suporte.

Ou seja, tudo isso deixa de ser preocupação da sua empresa, que pode alocar todo o valor que seria necessário para essas atividades em demandas mais estratégicas e impactantes para o negócio.

Como funciona o backup em nuvem na prática?

Bom, agora que você já o que é backup na nuvem e como isso pode ser vantajoso para seu negócio, vamos te mostrar o passo a passo de como funciona essa ferramenta na prática. Preste bem atenção, mas não se preocupe.

As ferramentas de backup na nuvem não necessitam de muito conhecimento técnico e aprofundado.

Sendo assim, na prática, o backup na nuvem copia os arquivos de seu dispositivo físico e os transfere para um sistema de nuvem que você pode acessar facilmente de maneira remota, bastando ter conexão com internet.

Basicamente, quem decide investir em uma ferramenta de backup na nuvem deve seguir algumas etapas simples: primeiramente, o que você deve fazer é escolher um fornecedor de confiança e deixar que ele faça as configurações necessárias.

Após, você deve escolher quais dados e arquivos que serão copiados para a nuvem. O ideal é fazer o backup de forma gradual.

Vale destacar que as soluções de backup na nuvem permitem que você defina quando serão feitos os backups periódicos do seu sistema, personalizando tudo de acordo com suas necessidades.

Após personalizar sua ferramenta, não há mais necessidade de se preocupar com os processos de backup. Todos os dados e arquivos serão copiados de forma automática e contínua, sem precisar do esforço da sua equipe de trabalho ou de seus profissionais do setor de TI.

Formas operacionais de backup na nuvem

Geralmente, os backups na nuvem podem acontecer a partir destas três formas de operação:

Backup completo

Esse tipo de backup faz a cópia de todos os arquivos toda vez que você inicia o backup, garantindo que nenhum dado fique de fora.

No entanto, os backups completos demoram mais tempo para serem realizados e precisam de bastante espaço para armazenamento. Por isso, na maioria dos casos, não é recomendado que seja feito de uma forma muito frequente.

Backup incremental

O backup incremental salva os arquivos novos ou atualizados desde o último backup.

Isso requer menor tempo para o processamento do backup e menos espaço de armazenamento também.

No entanto, a restauração dos dados, quando necessária, pode se tornar mais lenta e desafiadora, justamente por esse tipo de backup incluir apenas os dados alterados desde o backup anterior.

Backup diferencial

O backup diferencial é muito similar ao incremental. A principal diferença é que, em vez de salvar os arquivos novos ou atualizados desde o último backup, ele salva os arquivos novos ou atualizados desde o backup completo.

Assim, ele também requer menos tempo para processamento e menos espaço para armazenamento, mas torna a restauração dos dados mais rápida e facilitada.

Tipos de backup na nuvem para o seu negócio

Para definir qual modelo de nuvem é o ideal para o seu negócio, vamos te apresentar quais são eles e suas características. Em suma, existem três tipos de nuvem para backup de sistemas que estão disponíveis no mercado. Veja:

Nuvem pública

Caso sua empresa busque por preços mais acessíveis, esse tipo de backup na nuvem possui valores mais baixos de investimento, porém com suporte e recursos mais limitados também.

Em uma nuvem pública, seus arquivos são armazenados em servidores remotos que são conectados para funcionar como uma rede abrangente. Importante ressaltar que neste tipo de nuvem, nada é criado sob medida para o cliente.

Nuvem privada

A nuvem privada, como o próprio nome sugere, é de uso exclusivo do cliente, sendo que os recursos oferecidos podem ser totalmente customizados para atender às necessidades do negócio.

Esse tipo de nuvem permite um controle maior no que se refere à segurança, porque os recursos não são compartilhados. Toda essa exclusividade, no entanto, faz com que o custo seja mais alto.

Nuvem híbrida

Podemos definir esse tipo de nuvem como uma fusão entre os modelos pública e privada. As nuvens hibridas são vantajosas para clientes que precisam de alta segurança e personalização, mas que também não querem abrir mão da economia.

Uma empresa que usa um modelo de nuvem híbrida geralmente usa uma nuvem pública para tarefas básicas de computação, enquanto armazena dados críticos e confidenciais em uma nuvem privada.

Afinal, vale a pena investir em backup na nuvem?

A resposta para essa pergunta é: sim! Consideramos que a segurança que o backup na nuvem proporciona à empresa contratante é, sem sombra de dúvida, o maior diferencial dessa tecnologia.

Além disso, o backup na nuvem também contribui muito para a redução de custos, para a disponibilidade e fácil acesso aos dados, para a colaboração entre equipes e fluidez de processos, enfim, contando com um bom provedor de backup na nuvem, benefícios não vão faltar!

Conte com a nossa solução de backup na nuvem, economize e proteja seus dados com infraestrutura de ponta e suporte especializado! Entre em contato agora mesmo e veja como podemos te ajudar!

E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

Tags: No tags

2 Responses

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *