Gestão da tecnologia da informação: o que é e como funciona

Gestão da tecnologia da informação: o que é e como funciona

Você já deve ter ouvido falar que o mercado da tecnologia é um dos que mais cresce no mundo.

Pois aí vai um dado relevante sobre o tema: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento da tecnologia nas empresas está em constante evolução, principalmente devido ao impacto causado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Ainda assim, é comum que alguns empresários e gestores não compreendam qual a importância de se ter uma boa gestão de tecnologia em suas empresas, já que esta pode ser uma realidade totalmente nova, dependendo do nicho do negócio.

Neste artigo, vamos te explicar de uma maneira descomplicada e sem “juridiquês” tudo de mais relevante que você precisa saber sobre gestão da tecnologia da informação no mundo dos negócios, além dos seus benefícios e como dar a atenção necessária para essa área dentro da empresa. Veja!

O que é gestão da tecnologia da informação?

Se esse termo parecer estranho para você, não se preocupe. Basicamente, a gestão de tecnologia da informação, ou simplesmente “gestão de TI” está relacionada à maneira com a qual você organiza os sistemas de tecnologia da sua empresa – e isso pode incluir tudo que envolve a tecnologia propriamente dita, desde os profissionais contratados para realizar essa gestão, até as ferramentas e dispositivos que você utiliza para trabalhar ou qualquer outra atividade relacionada a esse universo.

O problema é que muitas empresas colocam a gestão de TI em segundo plano, deixando-a de lado, como se fosse algo dispensável, quando na verdade não é. O funcionamento de todos os dispositivos, softwares, sistemas e redes da sua empresa estão diretamente relacionados com a gestão de TI que, quando bem realizada, gera como resultado uma organização e comunicação corporativa muito mais completa e ágil.

De certa maneira, a boa gestão de TI significa ter controle total de tudo que envolve o funcionamento, segurança, suporte e reparo de tecnologia, e é justamente por isso que necessário ter profissionais competentes envolvidos por trás desse processo.

Para se fazer a gestão de TI de uma empresa, é preciso criar e desenvolver um planejamento estratégico conciso para garantir que a tecnologia agilize os processos de uma empresa, e não atrapalhe. Vale lembrar que a tecnologia não serve para atrasar e nem complicar nada, e sim para fazer exatamente o contrário, já que a otimização das funções é seu objetivo principal.

O que fazem na prática os gestores de TI?

Os gestores de TI podem ser tanto profissionais da própria empresa, quanto – o que é mais comum e indicado – especialistas de uma empresa terceirizada.

Eles possuem diversas responsabilidades, como por exemplo, proteger as redes da empresa e melhorar a funcionalidade delas. Eles também cuidam de todos os processos on-line, desde o gerenciamento dos websites que a empresa mantém no ar até as plataformas de e-commerce.

Além disso, a construção de planos de negócios relacionados ao uso da tecnologia dentro da empresa é uma das funções mais importantes dos gestores de TI, e manter tudo muito bem atualizado também é uma de suas obrigações.

Como a gestão de TI pode ser dividia?

Assim como qualquer outro setor, a gestão de TI também possui uma forma específica de se organizar. Podemos dividir esse setor em quatro áreas distintas de atuação, conforme segue abaixo.

Importante ressaltar que quanto mais organizada estiver a gestão de TI, e quanto mais competentes forem os profissionais, mais reflexo isso terá nos resultados organizacionais, inclusive com a redução de tempo para se atingir metas.

Operação

A parte de operação é a responsável por todas as questões que envolvem infraestrutura da tecnologia e suas vertentes.  

Projetos

A área de projetos cuida de demandas específicas da empresa que envolvem tecnologia, como por exemplo, a criação de uma plataforma de e-commerce ou um sistema interno personalizado.

Suporte

O trabalho principal do suporte é prestar apoio, podendo lidar com problemas específicos, além de prestar manutenção constante aos ativos de TI.

Processos

Para que se aprimore a performance relacionada ao crescimento dos negócios da empresa, é preciso que se tenha profissionais que se dediquem exclusivamente a isso. Esse grupo de especialistas analisa dados e trabalha para que sejam obtidos resultados mais satisfatórios e, consequentemente, mais lucratividade.

Por que cuidar da gestão de TI é tão importante em uma empresa?

A gestão de tecnologia em uma empresa envolve toda e qualquer atividade relacionada a softwares, programações e dados que empregam recursos computacionais e tecnológicos para operar dentro de um negócio

Tais ferramentas podem ser aproveitadas para gerar muitos benefícios, como você verá no tópico a seguir com mais detalhes. 

Benefícios da gestão da tecnologia da informação na prática

A revolução digital vem transformado o mundo dos negócios em todas as suas vertentes. Novos negócios são criados com a possibilidade de serem operados em qualquer lugar do mundo. Entretanto, a competividade entre os concorrentes também aumenta exponencialmente. É preciso ser inovador, criativo, ágil e antes de tudo: eficiente.

É justamente nesse quesito que a gestão de TI é fundamental, pois quando ela funciona corretamente, diversos benefícios podem ser observados em médio e longo prazo. Confira:

Serviços com mais disponibilidade

Quando a gestão de TI é bem feita, ela diminui o número de erros e acidentes nos ambientes tecnológicos e faz com que os processos fiquem muito mais ágeis, muitas vezes podendo até ser definida com prazos bem criteriosos.

A gestão da TI proporciona mais disponibilidade do ambiente tecnológico como um todo, o que auxilia no reconhecimento rápido de qualquer adversidade durante a utilização de todos os serviços, permitindo que as equipes responsáveis tenham mais autonomia em seus trabalhos.

Economia de dinheiro

Através do uso da tecnologia, os gestores de TI possuem acesso a dados sobre várias áreas da empresa, tudo em tempo real. Desta maneira, quando se usa essas informações de maneira correta e sistemática, é mais fácil otimizar recursos e se estipular metas, prazos, orçamentos, prever cenários, etc.

A transformação digital da gestão de TI pode não só fazer a sua empresa economizar dinheiro, como também a ganhar mais dinheiro.

Comunicação interna mais ágil

Equipes de trabalhos somente são eficientes quando conseguem se comunicar instantaneamente, sem atrasos.

Com a gestão de TI completa em sua empresa, seus colaboradores vão poder acessar dados e documentos relacionados às suas áreas de atuação, conforme o nível de acesso que é determinado por cada superior.

Clientes mais satisfeitos com seu serviço

O desempenho de uma empresa somente é medido com dados relevantes, e a tecnologia é imprescindível nesses casos.

Com um excelente suporte de TI e um direcionamento conciso, você terá literalmente um “mapa” do que seus clientes gostam mais e gostam menos, traçando dessa maneira estratégias mais certeiras, com foco na satisfação dos seus consumidores finais.

Dados seguros

Chegamos na parte que certamente é uma das grandes preocupações dos gestores e executivos em geral: a segurança de seus dados e informações.

Atualmente, para garantir o nível máximo de segurança em seus dispositivos, as empresas estão utilizando serviços que envolvem criptografia e computação em nuvem (aqueles que são armazenados digitalmente e não em dispositivos físicos).

Esses dados armazenados na nuvem impedem que danos físicos aos computadores da empresa coloquem em risco suas informações e dados, além de tornar esse acesso mais rápido, favorecendo a eficiência e a produtividade.

Aumento de produtividade

Por fim, essa é a mais importante vantagem da gestão da tecnologia de informação. Quando se investe em tecnologias que ajudam a melhorar o fluxo de comunicação, por exemplo, a gestão de TI proporciona um aumento de produtividade sem igual.

Isso acontece também com as tecnologias de um modo geral que conseguem contribuir para a gestão do conhecimento, viabilizando e expandindo o capital humano. Com todos os processos sendo atendidos e os membros da equipe em suas devidas posições, a empresa se torna mais rápida e eficiente em diversas áreas.

A tecnologia também ajuda a detectar os possíveis problemas da empresa, auxiliando a tornar o negócio como um todo mais eficiente.

De uma forma ou de outra, toda empresa, independentemente do seu tamanho, precisa dar uma boa atenção à sua gestão de tecnologia de informação. Afinal, isso não diz respeito ao futuro das empresas – e sim ao momento em que já estamos vivendo.

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