Outsourcing de TI

Outsourcing de TI: o que é e o porquê investir nesse serviço

A terceirização de serviços se tornou uma prática muito comum em empresas, principalmente após o ano de 2017, com uma regulamentação própria (Lei n° 13.429/17).

Se você é proprietário ou gestor de algum negócio, provavelmente já pensou em terceirizar algum serviço. Seja por conta da alta demanda ou da insuficiência de profissionais com a qualificação necessária, o outsourcing de TI é um tipo muito comum de terceirização.

Geralmente utilizado de maneira estratégica, esse tipo de investimento tem ficado muito popular com o avanço da tecnologia e da digitalização dos negócios em geral, principalmente porque poupa muitos custos operacionais, além de outros benefícios.

A partir desse artigo, conheça mais a fundo tudo o que envolve outsourcing de TI e quais são os pontos principais aos quais você deve se atentar antes de implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

Como funciona, na prática, o outsourcing de TI?

Antes de tudo, precisamos esclarecer que outsourcing é terceirização de serviços.

Podemos entender como terceirização uma prática comercial na qual uma empresa em questão contrata outra, para que ela realize uma determinada tarefa ou processo.

Essa empresa externa é conhecida como “prestadora de serviços”, e pode atender às demandas internamente – no espaço físico da empresa contratante – ou de maneira remota.

É muito comum que empresas terceirizem serviços de tecnologia, como por exemplo, o desenvolvimento e criação de sites e aplicativos próprios, o suporte técnico do setor, ou, até mesmo, a gestão completa de todos os seus ativos.

Dessa maneira, outsourcing de TI diz respeito à terceirização de um ou mais serviços relacionados à tecnologia de uma empresa – uma prática, como dito anteriormente, que vem ganhando bastante destaque devido, especialmente, à economia de custos operacionais que pode gerar.

Entre os principais serviços prestados por empresas de outsourcing de TI, destacam-se:

Dicas para contratação do outsourcing de TI

Se você é gestor de uma empresa e deseja terceirizar um serviço de tecnologia, é fundamental que se leve em conta tanto a qualidade do serviço, quanto prazos de entrega, viabilidade do orçamento, logística e outros assuntos burocráticos.

Leia e consulte o Acordo de Nível de Serviço (SLA) quantas vezes forem necessárias, para saber e entender tudo o que está e o que não está incluído no serviço contratado. Dessa maneira, você também saberá o que pode cobrar de fato da empresa terceirizada.

Lembre-se que outsourcing de TI também é uma parceria de negócios como qualquer outra, ou seja: é preciso que seja interessante para ambos os lados.

Mantenha um relacionamento saudável com o prestador de serviços da mesma forma que você mantém com seus funcionários internos, afinal, essa parceria precisa ser de confiança e mutualidade.

As principais vantagens de se investir em outsourcing de TI

Em algum momento, talvez você tenha se perguntado: “será que devo terceirizar?”. É comum essa dúvida surgir, principalmente se você é um gestor que ainda não está acostumado a terceirizar serviços em seu negócio. Mas saiba que essa prática é muito comum, inclusive em empresas de pequeno e médio porte.

Seja para prestar suporte técnico, melhorar a performance ou otimizar o ciclo de vida de todos os ativos, o outsourcing de TI é a saída para que sua empresa não fique parada no tempo e nem atrás da concorrência.

Agora, vamos nos aprofundar mais nos benefícios que o outsourcing de TI pode trazer às empresas.

Qualidade

Certamente, uma das razões mais importantes pelas quais você deve investir em outsourcing de TI é a garantia de um serviço de altíssima qualidade. Afinal, a TI é o core business dessas empresas e, justamente por isso, elas se preocupam em manter um elevado padrão de excelência.

Também por esse motivo, as empresas terceirizadas têm condições de manter profissionais extremamente qualificados, algo que poderia ser inviável para uma instituição com outro foco de negócio, que não seja a TI.

Além disso, os profissionais passam por constantes treinamentos e capacitações, aprimorando ainda mais suas técnicas de trabalho. Sendo assim, os índices de satisfação acabam sendo muito mais elevados. 

Previsibilidade de custos e economia

Quando você contrata o outsourcing de TI, os custos de investimento são previsíveis, pois geralmente se trata de um orçamento pré-definido, que atende às necessidades acordadas inicialmente. Isso ajuda a manter o equilíbrio financeiro do seu negócio, já que investimentos inesperados não devem acontecer.

Além disso, com o outsourcing você não precisa investir em atração e retenção de colaboradores, encargos trabalhistas ou treinamentos, já que pode contar com a expertise dos prestadores de serviço que já são altamente qualificados para o trabalho.

Você também não terá custos de operação ou despesas com equipamentos e infraestrutura, salvo o que estiver estipulado no contrato de prestação de serviço, dependendo das necessidades do negócio.

Otimização de tempo e de processos

Você sabe que no mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Então com o outsourcing de TI, você terá mais tempo para desenvolver e planejar os projetos, já que não precisará passar tempo contratando funcionários, instalando equipamentos, nem realizando manutenções do serviço – tudo isso estará sob responsabilidade da empresa contratada!

Dessa forma, a empresa tem mais condições de focar no que realmente importa, de se dedicar a tarefas que agreguem valor e impactem o resultado final, além de manter os processos internos sempre otimizados.

Garantia de SLA

Conhecido como SLA (acordo de nível de serviço), esse documento deixa estipulado tudo o que diz respeito ao outsourcing de TI, incluindo as responsabilidades de ambas as partes.

O SLA dá a garantia de que serviços e projetos serão executados dentro do prazo determinado e com o nível de qualidade acordado. Caso esses parâmetros não sejam cumpridos, a empresa terceirizada pode sofrer punições, que também já estão definidas no acordo.

Tipos mais comuns de serviços de TI que são terceirizados

Quando se trata de outsourcing de TI, geralmente há alguns tipos de serviço que são bastante requisitados pelas empresas que decidem terceirizar. Confira abaixo alguns deles.

Gerenciamento de hospedagem

Esse tipo de terceirização envolve a hospedagem de aplicativos e servidores. Ele acaba sendo um dos serviços mais contratados, já que as empresas geralmente não possuem recursos e habilidades suficientes para fazer por conta própria.

Suporte técnico ao escritório

A empresa que possui ativos de TI também precisa que exista uma equipe que cuide de manutenções e correções que são necessárias no dia a dia do negócio. Sendo assim, suporte técnico também é um tipo de serviço frequentemente terceirizado.

Consultoria para planejamento de projetos

Antes de criarem novos projetos, é comum as empresas irem atrás de especialistas no assunto, a fim de obterem a assistência e a orientação necessárias para execução de novos investimentos na área.

Outsourcing de TI: uma prática alinhada ao futuro da tecnologia nas empresas

Hoje em dia, qualquer tarefa pode ser terceirizada nas empresas, mas quando o assunto é tecnologia, a necessidade acaba sendo mais gritante. Manter uma grande equipe de TI custa caro e esses profissionais não costumam estar em qualquer lugar.

O segredo do outsourcing de TI é fazer uma boa pesquisa de qualidade. Busque informações sobre a reputação das empresas, avalie orçamentos, prazos, formas de pagamento, assim como suas estruturas e o que podem, de fato, oferecer ao seu negócio.

Por fim, é importante ressaltarmos que a terceirização vai garantir mais segurança, qualidade, flexibilidade e economia de custos.

O outsourcing de TI vai facilitar o acesso da sua empresa à tecnologia de ponta, além de permitir que o seu negócio foque cada vez mais no que realmente pode fazer a diferença na vida do consumidor. É isso que vai impulsionar as empresas no futuro, mas essa prática precisa começar no presente.

Se você quer saber mais sobre outsourcing de TI e como ele pode beneficiar a sua empresa de modo particular, entre em contato conosco!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

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