O que middleware e quais as suas vantagens?

O que middleware e quais as suas vantagens?

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, certo? No cenário corporativo, principalmente.

Com as expectativas dos clientes cada vez mais altas, as organizações dependem diariamente da tecnologia da informação, sobretudo no gerenciamento dos mais diversos problemas que possam acontecer, e na busca por novas e melhores soluções.

E é nesse contexto que surge o middleware. Popularizado na década de 80 e também conhecido como Enterprise Application Integration (API), ainda é desconhecido por muitos gestores, mas não deveria ser!

Por quê?

Bom, a ferramenta oferece inúmeras vantagens para a área de TI e nós iremos listá-las na sequência. Vamos lá?

Primeiramente, o que é middleware?

Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda desconhece essa solução, não tem problema.

Antes de listar suas vantagens, explicaremos do que se trata.

Middleware é um software que possibilita a conexão entre dois ou mais aplicativos e/ou componentes de aplicativos em uma rede distribuída.

Para facilitar, basta pensar na infraestrutura tecnológica de uma empresa, com diferentes sistemas, informações e aplicações.

São inúmeros dados espalhados por essa estrutura e executados de maneiras diferentes.

Mas, já pensou no ganho de agilidade e produtividade que a empresa teria se pudesse integrar tudo isso?

Sim, essa é a função do middleware!

Na tradução literal, middleware pode significar “artigo mediador”. Essa definição facilita o seu entendimento, uma vez que ele faz a mediação de várias tecnologias de software e integra ao mesmo tempo todos os dados contidos em cada uma.

Ou seja, com ele é muito mais fácil conectar aplicativos que não foram projetados para se conectar uns aos outros.

Como funciona o middleware?

Basicamente, o middleware possibilita a criação de aplicativos sem a necessidade de criar uma integração customizada a cada nova conexão com componentes do aplicativo, fontes de dados, recursos de computação ou dispositivos.

Para fazer isso, ele disponibiliza recursos que fazem com que diferentes aplicativos e serviços se comuniquem por meio de estruturas de mensagens como: JSON, REST, XML, SOAP e serviços web.

Além disso, ele também permite que componentes escritos em várias linguagens – como Java, C++, PHP e Python – conversem entre si.

Alguns dos serviços que o software oferece são:

Configuração e controle de conexões e integrações

É possível personalizar respostas de aplicativos ou serviço back-end com base em uma solicitação de um cliente ou aplicativo front-end.

Conexões mais seguras e transferência de dados

Geralmente, o middleware, estabelece uma conexão mais segura do aplicativo front-end às fontes de dados back-end. Para isso, ele usa o Transport Layer Security (TSL) ou outro protocolo de segurança de rede. Ele ainda fornece recursos de autenticação.

Gerenciamento dinâmico de tráfego em sistemas distribuídos

Quando um aplicativo tem uma alta no tráfego, o middleware pode ser configurado para distribuir solicitações de clientes em vários servidores, seja no local ou na nuvem. Com esse recurso, é possível evitar problemas quando vários clientes tentam acessar a mesma fonte de dados back-end ao mesmo tempo.

Quais os tipos de middleware?

Em geral, o middleware engloba desde servidores web a sistemas de autenticação e ferramentas de mensagem. Confira abaixo os principais tipos de uso do middleware.

Criação de novas aplicações

Com o middleware, desenvolvedores e arquitetos contam com mais agilidade em diferentes plataformas, usando conjuntos de ambientes de execução, frameworks e linguagens de programação essenciais. Ele oferece também funcionalidades comuns como servidores web, armazenamento em cache de memória, servidor de SSO e sistema de mensageria.

Otimização de aplicações atuais

Com ele, as aplicações monolíticas legadas podem ser transformadas em aplicações nativas em nuvem, de forma mais fácil.

Integração

As ferramentas de integração do software conectam sistemas internos e externos críticos. Serviços de integração são combinados à autenticação SSO, facilitando a extensão dos recursos dos sistemas a aplicações diferentes.

Interfaces de programação de aplicações (APIs)

Muitos recursos do middleware podem ser acessados por APIs (conjuntos de ferramentas, definições e protocolos que permitem que as aplicações conversem entre si). Com elas, é possível conectar por completo produtos e serviços diferentes.

Transmissão de dados

Além das APIs, é possível compartilhar os dados de forma assíncrona. Assim, o conjunto de dados é replicado em um repositório intermediário e os dados podem ser compartilhados entre várias aplicações.

Automação inteligente

Com o software, desenvolvedores, arquitetos, profissionais de TI e gestores podem automatizar decisões manuais, o que contribui para o aprimoramento do gerenciamento de recursos e aumenta a eficiência de forma geral.

Vantagens do middleware

Até pouco tempo atrás, o middleware mais usado era o barramento de serviço corporativo (ESB), que funcionava com um hub de integração dentro de uma arquitetura orientada a serviços (SOA).

Hoje, temos um modelo hospedado em nuvem, conhecido como plataforma de integração como serviço (iPasS). Ele permite a conexão entre aplicativos, dados, processos e serviços em ambientes locais, em nuvem privada e em nuvem pública.

Ou seja, trata-se de uma plataforma poderosa de desenvolvimento, que pode ser implantada em qualquer lugar, modernizando os sistemas da empresa.

Abaixo, listamos três das principais vantagens do software, que resumem todo o conteúdo abordado anteriormente.

1. Comunicação entre as mais variadas aplicações

Como já citamos, a infraestrutura tecnológica de uma empresa utiliza diferentes sistemas e aplicações, gerando a necessidade de trabalhar com todas elas de forma mais eficiente. O middleware foi desenvolvido para isso: mover dados de uma aplicação para outra com mais facilidade.

2. Integração das mais distintas tecnologias

Não importam as diferenças entre as tecnologias, nem onde estão localizadas, seja no ambiente físico ou na nuvem. O middleware integra todas elas e suas informações, independentemente do tamanho da infraestrutura de TI.

3. Otimização no processamento de informações

Muitas vezes, as informações capturadas por outras ferramentas podem gerar um grande desperdício de processamento em função do volume, resultando em valores nulos e irrelevantes.

Mas, com o middleware como mediador de informações vindas de diferentes fontes, isso não acontece. Ele tem a função de filtrar e refinar esses dados, otimizando o processamento e entregando informações relevantes.

Middleware: um grande aliado dos negócios

O middleware pode ser um grande aliado dos negócios justamente pela sua capacidade de integração.

Se considerarmos, por exemplo, o gerenciamento dos processos de negócio (BPM – Business Process Management), imagine todas as vantagens que o software pode trazer, justamente, por permitir a integração entre distintas tecnologias e aplicações, além de refinar e filtrar informações brutas.

Sua empresa já utiliza essa solução? Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender mais sobre o middleware e a abrir um novo mundo de possibilidades no seu negócio!

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *