Setor de TI: montar um time interno ou terceirizar?

Setor de TI: montar um time interno ou terceirizar?

Certamente, a TI é uma parte fundamental do seu negócio, mas, provavelmente, ela não está diretamente relacionada ao seu core business. Se esse é o seu caso, talvez você já tenha se perguntando inúmeras vezes: será que vale mais a pena eu montar um time interno ou terceirizar o setor de TI?
Leia esse texto e conheça as vantagens e as desvantagens de cada uma das situações. Depois, é só pensar na sua realidade e escolher o que for melhor para o seu negócio! Boa leitura!

Vantagens de montar um time interno de TI


Podemos considerar que a principal vantagem de montar um time interno de TI é a proximidade que esses profissionais vão ter do restante dos colaboradores da empresa. Estar no mesmo ambiente cria condições favoráveis para conversas pessoais, o que aumenta a integração entre os colegas.

Além disso, quando o colaborador pode mostrar o problema que está acontecendo, o profissional de TI é capaz de identificar com mais facilidade o que deve ser feito e solucionar a questão com bastante agilidade.

Por fim, mesmo se o modelo de trabalho adotado for home office, podemos destacar um alinhamento mais natural entre os setores, bem como a exclusividade dos profissionais do setor de TI, visto que, como funcionários da empresa, eles não terão outros clientes para atender.

Desvantagens de montar um time interno de TI

Ao mesmo tempo em que a exclusividade dos profissionais de TI é uma vantagem, ela também pode custar caro. Montar um time de talentos na área de tecnologia requer um grande investimento por parte da empresa.

E esse investimento é constante. É preciso preparar um processo de recrutamento e seleção bem estruturado e, após a contratação, deve-se considerar tanto o pagamento do salário, benefícios e encargos trabalhistas, quanto a necessidade contínua de treinamento e capacitação.

Afinal, novas tecnologias movimentam e mudam o mercado praticamente todos os dias, e é dever dos profissionais de TI entender essas movimentações e preparar a empresa para o futuro.

Outra desvantagem de montar um time interno de TI é que à medida que as demandas aumentarem, a equipe precisará aumentar também, para que seja possível garantir a ampliação e a sustentabilidade das operações.

Aqui entra mais uma vez a necessidade de alto investimento, mas não é só isso. Bons profissionais de TI estão cada vez mais difíceis de serem encontrados.

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom) revelou que, até 2024, serão abertas 70 mil vagas para a área de TI – mas apenas 46 mil profissionais estarão aptos para ocupar esses cargos.

Uma saída que as organizações estão adotando desde já para não sofrer com essa escassez de talentos – e para economizar também – é a contratação de empresas terceirizadas para cuidar da TI. E é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Vantagens de terceirizar o setor de TI

Vantagens de terceirizar o setor de TI
Vantagens de terceirizar o setor de TI

Quando uma empresa terceiriza o setor de TI ela passa para a empresa contratada – que é especializada nesse assunto – toda a responsabilidade sobre os processos e operações do setor. Isso, é claro, traz vantagens muito significativas para o negócio. As principais você confere abaixo:

Mais eficiência e agilidade na operação

Fica mais fácil entender o quanto a terceirização do setor de TI contribui para aumentar a eficiência e a agilidade na operação ao analisarmos a situação da seguinte forma: sua empresa tem um core business e deve trabalhar para se tornar cada vez mais competitiva e agregar cada vez mais valor aos clientes.

A TI, por sua vez, apesar de ser fundamental para o negócio, muito provavelmente não está diretamente envolvida com o core business. Seria muito mais estratégico para a sua empresa concentrar todos os esforços no core business, do que tentar dar conta de tudo.

Pensando nisso, você terceiriza o setor de TI que, se tivesse optado por assumir internamente, teria um desempenho mediando ou suficientemente bom.

Ao terceirizar, você coloca o setor de TI nas mãos de uma empresa especializada, ou seja, uma empresa cujo core business é, justamente, a TI!

Essa empresa especializada vive de TI, conhece as melhores práticas de TI, acompanha todas as tendências de TI, ela simplesmente domina a TI!
Quando essa terceirizada coloca todo esse know-how a favor da sua empresa, o resultado só poderia ser muito mais eficiência e agilidade!
Então, a grande diferença é que não é a sua empresa, especializada em “x”, que está dividindo os esforços e recursos que deveriam estar focados em “x”, para tentar dar conta da TI.

É uma empresa que domina a TI tanto quanto você domina “x”, e que vai usar todo o conhecimento que tem para colocar a sua TI para trabalhar a favor do seu negócio!

Redução de custos

Seguindo a linha de raciocínio do item anterior, podemos considerar que, justamente por ter outro core business, sua empresa não é obrigada a entender quais são as soluções que trariam o melhor custo-benefício para o negócio, por exemplo, qual licenciamento de software é o mais adequado, qual o melhor tipo de serviço em nuvem, quais investimentos necessários em infraestrutura física, quais recursos mais eficazes…

Enfim, é uma série de questões que uma empresa especializada em TI saberia responder com muita facilidade, ao assumir a responsabilidade pelo seu setor de TI. Para se ter uma ideia, apenas com licenciamento de software a redução de custos pode chegar a 30% ao serem adotadas as práticas adequadas, de acordo com um levantamento feito pelo Gartner.

Além dessa economia, também há redução de custos ao que diz respeito à folha de pagamento, encargos trabalhistas, treinamento, bem como processos de recrutamento e seleção e, eventualmente, demissão.

Isso porque acaba saindo muito mais em conta contratar uma empresa do que contratar vários colaboradores para montar um time interno.

Há, ainda, a economia de espaço físico. O espaço que seria destinado ao setor de TI pode ser usado de uma forma mais estratégica ou, até mesmo, devolvido, visando reduzir custos de aluguel.

De qualquer forma, toda a economia gerada permite que a empresa tenha condições de investir esse capital em algo que gere muito mais valor para o negócio!

Foco no que realmente importa

Com a terceirização do setor de TI, a empresa consegue focar no seu core business e no alcance de seus objetivos. Com isso, ela otimiza seu tempo, alavanca sua produtividade e aumenta sua vantagem competitiva.

Em alguns casos, mesmo terceirizando o setor de TI, algumas empresas optam por manter um time interno enxuto. Quando isso acontece, a terceirização ajuda esse time a ter uma atuação extremamente estratégica, contribuindo ainda mais para os objetivos da organização.

Possíveis desvantagens de terceirizar o setor de TI e como combatê-las

Mesmo com todas as vantagens que vimos acima, terceirizar o setor de TI pode trazer alguns riscos. Veja quais são eles a seguir e saiba como combatê-los.

Falta de controle em relação aos processos de TI

Algumas empresas hesitam em terceirizar a TI por temerem perder o controle em relação aos processos do setor. Esse receio é válido, visto que toda responsabilidade pela área passa a ser da empresa terceirizada.

No entanto, existem duas atitudes principais que podem ajudar a combater essa hesitação. A primeira é a criação de um contrato com SLA (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português).

O SLA define os objetivos do projeto e os níveis de serviço que serão considerados aceitáveis pela contratante, além de estipular como esses quesitos serão mensurados.

A segunda atitude, então, é designar um colaborador interno para fazer o acompanhamento dos indicadores do SLA, bem como do projeto em geral, mantendo um relacionamento próximo com a terceirizada.

Falta de engajamento e/ou de alinhamento entre setores

Esse é outro risco que a terceirização do setor de TI pode trazer. Talvez não haja alinhamento suficiente com os objetivos do negócio, ou talvez haja certa resistência entre profissionais de outros setores em relação à terceirização.

Para ambos os casos, existe um grande antídoto: a comunicação. Uma comunicação clara, aberta, transparente e contínua.

Os colaboradores internos precisam entender o que está acontecendo e o porquê. Eles precisam ter em mente que o objetivo da terceirização do setor de TI é desafogar a empresa, otimizar o tempo, aumentar a performance operacional… e precisam se sentir confortáveis com isso.

Da mesma forma, é imprescindível que os profissionais da empresa terceirizada conheçam profundamente a realidade do negócio, os objetivos, as projeções para o futuro, e que trabalhem de forma extremamente alinhada.

Choque entre cultura e valores

Ao terceirizar o setor de TI, é praticamente como se você estivesse colocando uma empresa dentro da sua (mesmo que não fisicamente, é claro). Esse entendimento é fundamental para ajudar você a encontrar o parceiro certo.

A empresa terceirizada precisa ser confiável, ter boa reputação no mercado, contar com profissionais experientes e atenciosos, além de estar conectada às movimentações de mercado, tendências e futuro de forma geral.

Mas não só. Para essa parceria funcionar de verdade, é fundamental que haja um alinhamento entre a cultura e os valores de ambas as empresas. Afinal, são esses fatores que direcionam a forma de agir de cada uma delas e, caso não sejam compatíveis, podem acabar causando conflitos e desconforto.

Escolha o parceiro certo para terceirizar o setor de TI da sua empresa

Se você chegou até aqui, entendeu o quanto é benéfico para uma empresa terceirizar o setor de TI. Mas entendeu, também, que isso deve ser feito seguindo algumas recomendações e encontrando o parceiro certo!

Então, temos uma boa notícia: nós somos a empresa certa para você confiar a sua TI!

Somos uma empresa humana, construída por profissionais experientes e atentos às mudanças do mercado e da tecnologia. Nós realmente nos preocupamos com o sucesso da sua empresa e atuamos de forma consultiva para agregar ainda mais valor ao seu negócio!

Que tal marcar um bate-papo para a gente poder conversar sobre a sua TI?

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Telefone: (41) 99183-8684

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