O que é gestão de ativos de TI?

O que é gestão de ativos de TI?

Vamos falar sobre Gestão de Ativos de TI.

Dentro do contexto corporativo, é considerado um “ativo” qualquer bem ou direito que a empresa possua e que possa gerar ganhos. Ou seja, os ativos detêm valores econômicos e benefícios que são aproveitados ao longo do tempo, pois possuem a capacidade de gerar fluxo de caixa para o negócio.

Por esse motivo, a gestão de ativos de TI (também chamado de ITAM) é algo que, se você ainda não começou a prestar atenção, é bom começar hoje mesmo!

Sabemos que tecnologia é indispensável para os negócios hoje em dia, portanto, o gerenciamento de ativos de TI também se torna parte vital de qualquer empreendimento.

O que é gestão de ativos de TI?
O que é gestão de ativos de TI?

Os ativos de TI são peças-chave na infraestrutura das operações de trabalho. Se a sua empresa precisa de tecnologia em grande parte das operações, você deve considerar agora mesmo o uso de soluções de gerenciamento de ativos de TI, para ter um bom controle financeiro e de gestão.

Mas, afinal: o que é de fato é um bom gerenciamento de ativos de TI?

Que tipos de serviços abrange e, o mais importante: quais são as maiores vantagens? 

Descubra a seguir!

Afinal, o que é gestão de ativos de TI?

Afinal, o que é gestão de ativos de TI?
Afinal, o que é gestão de ativos de TI?

Gestão de ativos de TI é, basicamente, um conjunto de processos e práticas desenvolvidas para gerenciar o ciclo de vida e o conjunto total dos ativos de TI de uma empresa. Isso é realizado principalmente para que eles sejam contabilizados, implementados, mantidos, atualizados e descartados, caso seja necessário.

Ativos de TI são softwares, hardwares e todos os componentes de tecnologia que você geralmente encontra em um ambiente de negócios. Quando usado corretamente, esse processo de gerenciamento ajuda as empresas a reduzirem os custos e riscos de TI, além de contribuir para o aumento de produtividade do negócio.

Para ilustrar um pouco o cenário, imagine sua empresa. Ela provavelmente possui um escritório com mesas cheias de desktops e laptops. E esses ativos de TI estão repletos de todos os tipos de aplicativos. Esses ativos, hardwares, softwares e suas licenças precisam ser mantidos, atualizados, reparados e substituídos continuamente.

Não seria melhor, então, se você soubesse quais ativos de TI de fato sua empresa possui, além de um processo para manter essas informações precisas e catalogadas?

Por exemplo, se um dia você precisar rastrear todos os seus laptops, suas informações de orçamento e compra… isso é gerenciamento de ativos de TI! 

E caso outro dia você precise fazer um levantamento de todas as suas licenças de software para conhecer seus direitos e responsabilidades e acompanhar quando as licenças dos expiram… isso também é gerenciamento de ativos de TI.

Em poucas palavras, é disso que trata a gestão de ativos de TI.

Tipos de gestão de ativos de TI

Tipos de gestão de ativos de TI
Tipos de gestão de ativos de TI

Para entender a importância da sua gestão na prática, é preciso diferenciar e compreender que a gestão de ativos de TI possui cinco subtipos principais, que variam de acordo com o tipo de ativo que está sendo gerenciado, conforme mostrado abaixo:

Hardwares

Esse tipo de gestão de ativos diz respeito a computadores de mesa (desktop), laptops, teclados, impressoras, roteadores Wi-Fi e quaisquer outros dispositivos físicos usados na infraestrutura de TI de uma empresa.

Softwares

São representados por todos os arquivos e aplicativos que são executados em uma rede corporativa para atender a finalidades relacionadas ao trabalho. Talvez seja a área de gerenciamento de ativos de TI mais complexa, devido a requisitos de licenciamento, atualizações, entre outras questões burocráticas.

Digital

Um subtipo de ativo de TI que consiste em vídeos, fotos e outras formas de dados digitais, como documentos digitalizados. Embora sejam relativamente simples de registrar, são muito procurados por agentes mal-intencionados, devido ao alto potencial de informações confidenciais que possuem.

Mobile (móvel)

Com os dispositivos móveis se tornando cada vez mais populares no escritório nos dias de hoje, os riscos de eles se tornarem uma porta para invasões de hackers também são maiores. Fazer a gestão também desses ativos garante que eles estejam seguros e alinhados às práticas e objetivos organizacionais.

Nuvem

Trata-se da gestão de ativos de TI que estão na nuvem, o que pode inclusive melhorar a usabilidade e a disponibilidade dos ativos, além de reduzir custos com infraestrutura física e servidores.

Serviços que fazem parte da gestão de ativos de TI

Serviços que fazem parte da gestão de ativos de TI
Serviços que fazem parte da gestão de ativos de TI

O gerenciamento de ativos de TI é um conjunto de processos que envolve uma alta intensidade de dados. altamente intenso quando o assunto são os dados importantes de uma empresa.

A automação pode desempenhar um papel importante para ajudar o seu negócio a capturar, catalogar, gerenciar, analisar e relatar dados de ativos, contribuindo para que os processos operacionais e as tomadas de decisões sejam pensados estrategicamente.

Segue abaixo uma amostra de alguns dos tipos mais comuns de serviços que fazem parte da gestão de ativos de TI:

Mapeamento automatizado

Com uma solução de gestão de ativos automatizada, é possível “descobrir” componentes de hardware e software instalados no ecossistema de TI da empresa.

Gerenciamento de licenças

O gerenciamento de licenças permite que as empresas tenham uma visão precisa de como está a sua condição em termos de licenciamento, descobrindo pontos que precisam ser regularizados para garantir conformidade, bem como situações em que estão gastando mais do que deveriam com as licenças.

Gerenciamento de patches e versões

Automatiza a implantação de patches de software para garantir que os computadores estejam atualizados e atendam aos padrões de segurança e eficiência de que necessitam.

Gerenciamento de solicitações

Permite que os funcionários façam solicitações de produtos de software, dispositivos e outros ativos usando um formulário centralizado e projetado para capturar e avaliar requisitos de licença específicos, bem como gerenciar e rastrear o processo de aquisição e implantação deles.

Catálogo de produtos/serviços

Fornece uma lista principal de ativos e recursos aprovados para uso dentro da empresa.

O catálogo captura informações específicas do produto, como nome, edição, versão e tipos de contrato de licença, bem como outros dados importantes.

Gerenciamento de ativos digitais

Permite a organização, armazenamento e recuperação de mídia avançada, além do gerenciamento de direitos e permissões digitais. Estre os ativos digitais estão fotos, vídeos, animações, podcasts e outros conteúdos multimídia.

Vantagens da gestão de ativos de TI

Vantagens da gestão de ativos de TI
Vantagens da gestão de ativos de TI

Separamos abaixo algumas das principias vantagens que a gestão de ativos pode trazer para uma empresa. Confira!

Mais controle sobre os ativos de TI

Com esse processo de gestão, você e sua empresa terão mais facilidade de visualizar componentes de hardware e software de computadores, servidores ou qualquer outra infraestrutura de rede. A visibilidade de todos os ativos de TI disponíveis oferece um melhor controle, responsabilidade e administração da tecnologia da sua empresa. 

Gerenciamento e otimização do ciclo de vida dos ativos

Em relação a hardwares e softwares, existem limitações quanto ao período de descarte ou substituição. A gestão de ativos ajuda a fazer o gerenciamento da compra desses produtos e equipamentos, e também auxilia a ter controle do seu período de vida útil, etc.

Esses dados são utilizados para decidir qual deverá ser o melhor momento de substituição dos hardwares antigos ou defeituosos, se há necessidade de desinstalar um aplicativo inseguro, atualizar qualquer sistema, ou até saber quando estender e renovar um contrato com um fornecedor de hardware ou software.

Planejamento estratégico da aquisição de novos ativos

Quando a infraestrutura de TI de uma empresa é rastreada, fica mais fácil planejar o valor futuro a ser investido em ativos. A gestão de ativos permite que você verifique toda a sua rede, os hardwares e softwares e visualize os dados necessários para criar um bom planejamento.

Mais segurança

O acompanhamento regular dos ativos de TI e suas atualizações automáticas por meio da gestão de ativos vai te ajudar a monitorar os hardwares e softwares, e caso alguns desses seja nocivo ao seu sistema, isso irá ser apontado, garantido assim mais segurança na empresa.

A permissão para os administradores de sistema isolarem rapidamente softwares inseguros/desatualizados, jogos desprotegidos e downloads não autorizados torna mais fácil para o sistema de gestão verificar os riscos potenciais a serem evitados antes que surjam problemas maiores no meio do caminho.

Descoberta e rastreamento automatizados de ativos

Anteriormente, o conjunto de ativos de TI das empresas era gerenciado usando processos manuais, com uso intenso de papel, planilhas altamente propensas a imprecisões e inconsistências. Quando atualizações eram necessárias, isso também precisava ser feito manualmente.

Com os serviços de gestão de ativos de TI e suas integrações, o processo ficou muito mais simples, rápido e automatizado.

Redução de custos

A partir do mapeamento realizado, é possível descobrir se existem ativos que estão sendo subutilizados e, com isso, reduzir a necessidade de novas aquisições.

Também é possível identificar e reverter situações em que os gastos com ativos, como licenças de software, por exemplo, estão muito acima do que o efetivamente necessário para as necessidades do negócio, gerando ainda mais economia.

Além disso, a gestão de ativos mantém toda a infraestrutura de TI em compliance, impedindo surpresas desagradáveis em reuniões de auditoria, problemas judiciais e multas caríssimas.

Com a gestão de ativos de TI, seus ativos trabalham a seu favor!

Como você pôde perceber, os ativos de TI são parte fundamental do sucesso de um negócio, independentemente do ramo de atuação.

Afinal, as atividades mais importantes de uma empresa estão, de alguma forma, vinculadas a computadores, licenças de software ou à segurança e qualidade das informações.

No entanto, você sabe que não basta apenas comprar e deixar lá. Os ativos têm um ciclo de vida que deve ser otimizado para potencializar a performance do negócio.

Quando a gestão não é feita de forma estratégica, corre-se o risco de ter muito gasto à toa e não colher os resultados esperados.

Por isso, é preciso cuidar bem dos seus ativos, e você pode fazer isso os deixando sob nossa responsabilidade!
Terceirize com a gente a gestão dos seus ativos e conte com uma gestão completa e estratégica, capaz de reduzir custos, otimizar o ciclo de vida dos ativos, alavancar sua vantagem competitiva, aumentar a segurança dos seus dados e maximizar os seus resultados!

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

11 Responses

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *