A Tecnologia da Informação (TI) começou a se fazer presente nas empresas ainda na década de 60, devido à necessidade de processamento de dados, na época feito por computadores muito maiores do que os que estamos acostumados nos dias de hoje.
Atualmente, com todo o avanço tecnológico, a TI é fundamental para o bom andamento das atividades de empresas de qualquer porte e qualquer segmento do mercado.
Ela engloba soluções tecnológicas, máquinas, softwares, redes e demais sistemas, com o intuito de facilitar o dia a dia organizacional. Ou seja, tudo o que envolve tecnologia em uma empresa, está sob responsabilidade do setor de TI.
Justamente por isso, terceirizá-lo tem sido uma prática de constante crescimento no ambiente corporativo. Ao terceirizar, a empresa tem a tranquilidade de transferir toda a responsabilidade pela sua infraestrutura de TI para quem realmente entende do assunto, o que, obviamente, gera ganhos em termos funcionais e econômicos.
Conteúdo do artigo
Por que investir em terceirização de TI?
Fundamental para o funcionamento de qualquer negócio, os serviços prestados pelo setor de TI envolvem a definição dos softwares mais adequados, compra ou aluguel de equipamentos, manutenção, cabeamentos e até suporte ao cliente.
Seja por falta de espaço físico ou orçamento limitado para contratação de profissionais especializados ou aquisição de infraestrutura, a prática de terceirização vem crescendo e se tornando comum entre empresas que desejam permanecer à frente da inovação tecnológica, e ainda aumentar sua eficiência e segurança, deixando o empresário livre para se dedicar a demandas mais estratégicas e relacionadas ao core business.
Antes de seguirmos em frente, precisamos entender o que leva cada vez mais empresas a buscarem pela terceirização de TI:
- Os problemas de segurança virtual são frequentes e não resolvidos;
- Os problemas de segurança de rede geram muito tempo de inatividade;
- Os vários problemas relacionados à tecnologia que a empresa enfrenta estão atrapalhando os resultados;
- O suporte ao cliente não é rápido o suficiente ou não resolve os problemas de forma adequada;
- A empresa não tem um plano de recuperação eficaz em caso de perda de dados;
- Os recursos financeiros para investir em uma nova infraestrutura de segurança cibernética são escassos, o que pode prejudicar o desempenho dos negócios;
- O processo de seleção e integração de novos colaboradores é demorado e caro.
Se esses problemas são familiares, fique atento, pois a sua infraestrutura está sofrendo e a terceirização de TI certamente trará muitos benefícios.
Custo x benefício: terceirização de TI vale a pena?
A contratação de novos funcionários e a montagem de um novo setor/equipe é sempre um grande desafio que requer tempo e investimento para as empresas, especialmente quando a procura é por profissionais altamente capacitados.
Como é difícil encontrar esses talentos, ou, ainda, treiná-los da maneira correta, terceirizar o setor de tecnologia da informação permite que você tenha à sua disposição profissionais experientes integrados a demandas diárias e cruciais. E o melhor: por um investimento bem menor!
A redução de custos é, sem dúvida, um dos benefícios que mais chama a atenção na terceirização. Como as empresas não precisam treinar ou manter funcionários em longo prazo, nem mesmo investir na infraestrutura, há menor necessidade de investimento e capital.
Além de encargos trabalhistas, a empresa não precisa se preocupar com cobranças extras e custos como alugar espaços físicos, pagar impostos e adquirir equipamentos e softwares caros.
As empresas que oferecem serviços terceirizados de TI cuidarão de tudo para que você possa obter um desempenho da mais alta qualidade. Os fornecedores de terceirização de TI geralmente investem seus recursos para encontrar os melhores equipamentos, sistemas e especialistas, para oferecer aos seus clientes serviços de excelência e sempre atualizados.
As principais vantagens da terceirização de TI
É comum que gestores fiquem em dúvida se realmente vale a pena investir em terceirização de TI. Se esse é o seu caso e você ainda não se convenceu do quanto essa prática é benéfica, confira agora quais são as principais vantagens que a terceirização de TI pode trazer para a sua empresa.
Flexibilidade, agilidade e escalabilidade
A terceirização de TI permite que as empresas tenham mais flexibilidade em termos de serviços e soluções, isso porque esses profissionais sempre procuram por alternativas que ofereçam o melhor custo X benefício para seus clientes.
Além disso, muitos dos serviços prestados podem ser reduzidos ou escalados conforme a demanda da empresa, o que sustenta e favorece o crescimento das organizações.
É importante ressaltar também que, com a terceirização de TI, qualquer problema relacionado a esse departamento é solucionado com muito mais agilidade, devido à expertise dos profissionais que prestam esse serviço e às especificidades acordadas no SLA.
Desempenho, segurança e gerenciamento de riscos
Com a terceirização de TI, toda a infraestrutura tecnológica da empresa passa a apresentar uma melhor performance, já que há o levantamento de melhor custo X benefício para todas as soluções.
Assim, podemos dizer que o desempenho de toda a empresa aumenta. Além disso, os tempos de inatividade são praticamente eliminados e as intercorrências são solucionadas o mais rapidamente possível, permitindo que o fluxo de trabalho não sofra impactos.
Quando a empresa possui um time interno de TI, a terceirização permite que esses profissionais aloquem seu tempo em atividades mais estratégicas, de alto valor para o core business do negócio, contribuindo ainda mais para a vantagem competitiva da organização.
Além disso, empresas que terceirizam a TI também são responsáveis pela segurança da informação, atendendo à LGPD e mantendo atualizados softwares e ferramentas relacionados à boa prática de segurança cibernética.
Elas também monitoram e sinalizam atividades incomuns, antecipando-se a riscos de invasão, além de fornecer serviços de recuperação de desastres.
Inovação
Com certeza, seus funcionários internos conhecem a sua empresa melhor do que ninguém. No entanto, às vezes esse conhecimento atrapalha o uso de abordagens inovadoras quando se trata de processos que os trabalhadores estão acostumados a fazer quase que diariamente.
A terceirização de TI permite esse olhar de fora e traz para o negócio as melhores práticas do mercado.
Além disso, o acesso à tecnologia de ponta é facilitado, sem a necessidade de investimento pesado para isso. Isso porque a empresa que terceiriza a TI já é detentora dessa tecnologia, que passa a ser utilizada para o atendimento dos serviços contratados.
Isso tudo abre as portas para a otimização e padronização de processos, bem como, é claro, para a inovação.
Redução de custos e otimização de tempo
Quando uma empresa investe em terceirização de TI, ela paga apenas pelos serviços contratados.
Isso significa que ela reduz seus custos com pessoal, ou seja, não necessita investir em recrutamento e seleção, treinamentos, nem pagar encargos trabalhistas e outras despesas, porque não precisa mais de um grande time para absorver as demandas de TI, precisa apenas gerenciar os serviços contratados.
Em alguns casos, as empresas optam por manter um time interno de TI, geralmente enxuto, para focar em demandas estratégicas.
Também não são mais necessários os investimentos em espaço físico e infraestrutura, já que isso passa a ser responsabilidade da contratada – o que acaba facilitando o acesso à tecnologia de ponta, como vimos acima.
Além disso, empresas que terceirizam a TI têm a expertise necessária para realizar as tarefas com muito mais velocidade e qualidade, ajudando, inclusive, a detectar ineficiências que, de outra forma, passariam despercebidas.
Isso tudo faz com que a infraestrutura de TI opere com alta performance e, caso haja alguma intercorrência, ela será solucionada no menor tempo possível. Dessa forma, os colaboradores não precisam interromper suas operações esperando pela solução, e o fluxo de trabalho flui normalmente.
Dicas para ter sucesso na terceirização de TI
Para que a terceirização de TI seja bem-sucedida, recomenda-se que sejam seguidas algumas dicas fundamentais:
Encontre o fornecedor ideal
Pesquise e busque informações, verifique as referências e peça feedbacks de outros clientes que utilizam o serviço, antes de escolher a empresa que será encarregada pela terceirização da sua TI.
Se, após avaliar o portfólio de produtos do fornecedor, as referências e a experiência anterior, os recursos ainda forem incertos, outra abordagem é solicitar informações mais específicas sobre o plano de trabalho.
É importante encontrar um fornecedor cuja cultura e valores sejam alinhados aos da sua empresa, e que tenha uma preocupação genuína em ajudar o seu negócio a economizar e a crescer.
Faça uma boa incorporação do serviço
Integrar uma equipe externa às necessidades internas da sua empresa pode ser desgastante. Converse primeiramente com a sua equipe interna, explique os benefícios da terceirização e peça para que estejam abertos a receber os novos serviços.
Reúna ambas as equipes e exponha as expectativas. A falta dessa comunicação pode gerar atrito entre o que a terceirizada estabelece para o setor e o que a empresa realmente necessita.
Faça com que desapareça todo e qualquer sinal de receio da sua equipe interna pela terceirização, afinal, ela é um benefício e não uma ameaça. É preciso esclarecer que o principal objetivo é apoiar as atividades diárias e aumentar a produtividade.
Priorize a qualidade
Por maior que seja a necessidade de economizar, não opte por terceirizar apenas para diminuir seus gastos ou, ainda, não escolha seu fornecedor com base exclusivamente no preço. Isso pode fazer você abrir as portas do seu negócio para empresas que não têm a expertise necessária.
Questões como prazo para solução de problemas, qualificação dos profissionais envolvidos e reputação no mercado também são importantes.
Analise durante o orçamento e levantamento de dados a capacidade de relacionamento da terceirizada. O bom atendimento deve ser um dos fatores decisivos para que você escolha o seu fornecedor ideal.
Preste atenção nas medidas de segurança
Questione sobre as política e procedimentos de segurança utilizados pela empresa externa. Lembre-se que seus dados precisam estar protegidos de forma adequada e com medidas de segurança confiáveis, afinal, você não pode correr riscos de confidencialidade ou invasões.
Não tenha medo de fazer perguntas ao avaliar a proposta de um provedor de serviços. Expressar preocupação e fazer perguntas repetitivas fazem parte do processo de fechamento do contrato.
Cuide do seu negócio… enquanto nós cuidamos da sua TI!
Sua empresa não tem a obrigação de ser especialista em TI! Ela precisa focar em seu core business, em atrair e reter clientes, em entregar ainda mais valor a eles, em fornecer uma experiência positiva aos colaboradores, em manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo…
Enfim, as preocupações já são inúmeras, e a TI não precisa ser mais uma delas!
Mas, como dar à sua TI a atenção que ela precisa?
A resposta é simples! Conte conosco para uma gestão completa e estratégica de toda a sua TI, capaz de reduzir custos, otimizar o ciclo de vida dos ativos, alavancar sua vantagem competitiva, aumentar a segurança dos seus dados e maximizar os seus resultados!
Nós orientamos nossos clientes sobre o melhor custo X benefício que eles podem ter em relação a todos os ativos de TI.
Com isso, geramos uma grande economia e agregamos ainda mais valor ao negócio, fazendo a diferença na vida das pessoas e das empresas!
Você não precisa dominar todas as especificidades de todos os ativos de TI. O que você precisa é de um parceiro de confiança, que faça uma orientação consultiva e contribua para a minimização de custos e maximização de resultados. E esse parceiro, é claro, somos nós!
Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos te ajudar em relação à terceirização de TI!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br
Telefone: (41) 99183-8684
[…] existem algumas alternativas muito mais econômicas e igualmente (ou ainda mais) eficientes, como a terceirização de TI, de Help Desk e Service […]