O que é TI entenda mais sobre o assunto

O que é TI: entenda mais sobre o assunto

A tecnologia aliada à informação está presente em quase todos os lugares, independentemente de onde você esteja. Seja no local de trabalho ou até mesmo em nossa vida pessoal, a tecnologia nos conecta a praticamente tudo e todos.

Inclusive, a computação ubíqua, termo criado por Mark Weiser em 1991 para indicar o uso de dispositivos conectados em uma ampla rede, é uma das razões pelas quais o setor de TI é crucial para empresas que querem se manter relevantes e competitivas no mercado.

Os dispositivos de rede progrediram muito além dos computadores pessoais e servidores, estando presentes em uma variedade de dispositivos de computação, incluindo telefones celulares, tablets, laptops e outros. Quase todos esses dispositivos têm acesso à internet, que interliga bilhões de pessoas em todo o mundo.

Esse é um ambiente complexo que requer conhecimentos de tecnologia e informação para o seu gerenciamento, segurança, manutenção e confiabilidade.

Além de funcional, a tecnologia se tornou nas últimas décadas um negócio rentável e também um setor importante dentro das empresas, beneficiando os mais variados seguimentos do mercado.

No Brasil, por exemplo, podemos observar que a tecnologia está em constante evolução. De acordo com pesquisas recentes, esse foi o segundo segmento que mais cresceu no ano de 2021, ficando atrás apenas de serviços essenciais, como água, energia elétrica e gás. O levantamento apontou que a tecnologia avançou 60% em relação a 2020 no país.

Visto o aumento significativo do uso da tecnologia nos setores industriais, os especialistas em criação, suporte e manutenção dessa área estão ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho. O investimento em Tecnologia da Informação (TI) hoje em dia é mais do que um diferencial competitivo, é uma necessidade básica para manter as empresas ativas.

Neste artigo especial, vamos te apresentar um pouco mais sobre o universo da TI e como o investimento nessa área é vital para manter o funcionamento da sua empresa. Confira!

O que é TI?

O que é TI: entenda mais sobre o assunto
O que é TI: entenda mais sobre o assunto

O termo vem do inglês, Information Technology (IT), eé um conceito que abrange todos os serviços e recursos tecnológicos utilizados no espaço físico e virtual de uma empresa, como máquinas, sistemas, banco de dados… enfim, a TI diz respeito a todas as soluções tecnológicas utilizadas para otimizar o dia a dia e processar informações.

O Gartner, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, defende que o termo TI diz respeito a “todos os recursos de tecnologia [utilizados] para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados”.

Podemos concluir, portanto, que a TI abrange, de maneira especial, a produção de dados relevantes para a empresa e todos os seus stakeholders.

Vivendo em uma era em que a informação é o novo petróleo, fica fácil entender o porquê a TI é uma parte vital do funcionamento de qualquer negócio, podendo determinar, até mesmo, a sua sobrevivência.

Isso faz com que cada vez mais empresas de todos os portes, tamanhos e segmentos invistam continuamente em sistemas para capturar, classificar, analisar, proteger e preservar dados.

Afinal, são as decisões relacionadas a esse conceito que definirão como os dados coletados, analisados ​​e classificados se tornarão informações importantes aplicadas ao crescimento e lucratividade de uma empresa.  

O que faz um setor de TI?

Agora vamos listar abaixo alguns serviços que dependem do setor de Tecnologia e Informação dentro de uma empresa.

Faz atualizações constantes

O setor de TI é responsável por fazer com que todos os sistemas utilizados pela empresa acompanhem o crescimento da organização e o dinamismo do mercado em que ela está inserida, garantindo a agilidade em processos de fluxo rotineiro, assim como atualização de servidores e backup de dados.

Esse setor deve validar se os servidores já existentes estão funcionando corretamente, atualizando, redirecionando ou os desativando quando necessário.

Administra tudo que envolve tecnologia na empresa

Esse setor é responsável pela implantação, operação e monitoramento diário da infraestrutura de rede, incluindo sistemas, aplicativos e softwares.

Os profissionais de TI normalmente executam muitas outras tarefas, como gerenciamento de licenças de software, treinamento de usuários, compras, segurança e gerenciamento de dados, e adesão a requisitos de conformidade e processos de negócios.

Presta suporte técnico

A equipe de suporte técnico de TI é responsável por coletar informações e orientar e executar soluções de problemas de hardware e software.

O suporte de TI normalmente inclui o gerenciamento de mudanças sistêmicas, assistência aos usuários, manipulação, backup e recuperação de dados e aplicativos, monitoramento e análise, dentre outras funções, com o objetivo de garantir a disponibilidade dos sistemas e o alto desempenho dos fluxos de trabalho.

Cuida da segurança da informação

Podemos entender como segurança da informação um conjunto de práticas que tem o objetivo de manter informações e dados sigilosos protegidos contra acessos que não sejam devidamente autorizados.

Para garantir a segurança da informação, as equipes de TI devem se atentar a 5 pilares principais: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade.

Colocando em prática tais pilares, a empresa garante, inclusive, o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que está em vigor justamente para assegurar os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, além de promover medidas de segurança jurídica.

Outros serviços frequentes do setor de TI

Além dos tópicos vistos acima, especialistas de TI ainda trabalham para garantir as necessidades e funcionamento diário de serviços, como:

Processamento de dados

O processamento de dados é uma das funções mais importantes da TI. Diariamente, as empresas têm acesso a um volume gigantesco de dados. No entanto, nem todos são relevantes para o negócio ou alguns podem, até mesmo, ameaçar a segurança cibernética.

Por isso, é fundamental que o processamento de dados seja bem executado, agindo praticamente como um filtro, que vai reter apenas informações úteis e que não comprometam a segurança do negócio.

Suporte para dispositivos móveis e sem fio

As empresas estão cada vez mais aderindo a modelos de trabalho remoto ou híbrido, os quais exigem smartphones, tablets, laptops, pontos de acesso sem fio e capacidade de roaming.

O setor de TI presta suporte também a esse tipo de tecnologia, permitindo que o usuário possa trabalhar de qualquer lugar em que esteja.

Suporte para serviços em nuvem

A maioria das empresas já não opera mais com servidores físicos para armazenar grandes quantidades de dados. Muitas têm optado por trabalhar com serviços em nuvem, que mantêm esses dados a salvo.

Sendo assim, é de responsabilidade do setor de TI prestar suporte e manutenção para esses servidores.

Garante uma boa qualidade de conexão à internet

A conexão à internet é fundamental para o bom andamento de grande parte das operações de uma empresa, inclusive para a realização de videochamadas, uma forma de fazer reunião que se tornou bastante popular por conta da pandemia. Portanto, é necessária uma conexão à internet de qualidade e sem interrupções.

TI: é melhor contratar uma equipe ou terceirizar esse setor?

Como você pôde ver, o setor de TI envolve várias responsabilidades diferentes, o que requer, consequentemente, que os profissionais dominem especialidades diferentes.

Nesse sentido, para montar um time de TI interno que contemple todas essas especificidades, a empresa precisa encontrar esses talentos (o que não é fácil) e, é claro, remunerá-los, o que acaba gerando custos muito altos para a organização.

Além do custo com pessoal, a empresa ainda precisa arcar com todo o investimento em infraestrutura de TI, como softwares, hardwares, etc., e com a constante atualização dos ativos e do pessoal – afinal, ela é a responsável por tudo isso.

Em contrapartida, quando a empresa terceiriza a TI, tudo isso passa a ser responsabilidade da terceirizada.

Ou seja, a organização não precisa mais investir em contratação e treinamento pessoal, não precisa mais se preocupar com encargos trabalhistas, nem em adquirir e manter a infraestrutura de TI: tudo fica por conta da empresa que terceiriza esse serviço!


E o melhor é que as empresas que terceirizam a TI contam com um time altamente qualificado de profissionais e os mantêm em constante desenvolvimento e atualização, fornecendo para os contratantes um nível de expertise praticamente impossível de atingir se o setor continuasse sob responsabilidade interna.

Além disso, essas empresas detêm uma infraestrutura de ponta, que passa a ser utilizada para a execução dos serviços contratados. Tudo isso traz para o negócio as melhores práticas do mercado e abre as portas para a otimização de processos e inovação.

Claro que, mesmo com a terceirização, a empresa ainda pode manter um time de TI interno, mas com um foco muito mais estratégico e responsável por demandas que realmente agreguem valor ao negócio.

TI… é com a NTI!

Dedique o seu tempo para o que realmente faz a diferença em seu negócio, e deixe por nossa conta toda a responsabilidade pela sua TI!

Conte conosco para uma gestão completa e estratégica de toda a sua TI, capaz de reduzir custos, otimizar o ciclo de vida dos ativos, alavancar sua vantagem competitiva, aumentar a segurança dos seus dados e maximizar os seus resultados!

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa a maximizar a performance da TI – e de todo o negócio!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

Tags: No tags

4 Responses

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *