O que é protocolo de rede

O que é protocolo de rede

Se você usa a internet, o protocolo de rede está mais presente no seu dia a dia do que você pode imaginar!

Afinal, é ele que permite a navegação em sites, a transferência de arquivos, o envio e recebimento de e-mails… enfim, o protocolo de rede é parte importante tanto da sua vida pessoal quanto (e talvez principalmente) da operação do seu negócio. Por isso, é fundamental entender mais sobre esse assunto – e é exatamente por isso que você precisa ler esse texto que preparamos especialmente sobre isso!

Protocolo de rede: o que é

Protocolo de rede: o que é
Protocolo de rede: o que é

O protocolo de rede é um conjunto de regras e padrões que compõe uma espécie de “linguagem universal” entre computadores e dispositivos, propiciando a comunicação, conexão ou transferência de dados entre quaisquer máquinas conectas à internet.

Isso permite que computadores conversem entre si, independentemente de fabricantes ou sistemas operacionais.

É justamente essa comunicação entre sistemas computacionais que permite o acesso a sites, o download de arquivos, o envio e recebimento de e-mails, entre outras ações tão corriqueiras realizadas na internet.

Ou seja, os protocolos de rede são fundamentais para as operações diárias de qualquer negócio.

Elementos-chave do protocolo de rede

Um protocolo de rede é definido por três elementos-chave.

Como dissemos acima, o protocolo de rede está relacionado a uma linguagem universal entre computadores. Pegando carona com o estudo da linguagem, podemos notar que dois desses elementos-chave são, inclusive, “inspirados” na gramática (sintaxe e semântica).

Confira mais detalhes a seguir:

Sintaxe

Na gramática, sintaxe é o que determina a relação lógica entre as palavras, ou seja, a forma como são dispostas e organizadas, evitando combinações aleatórias. O mesmo é válido para os protocolos de rede. Ou seja, nesse caso, a sintaxe diz respeito ao formato e à ordem pela qual os dados são apresentados.

Semântica

Novamente fazendo uma analogia com a gramática, semântica tem o objetivo de estudar o significado e a interpretação de palavras, frases e expressões, sendo uma parte da linguística diretamente ligada à sintaxe. Exatamente o mesmo ocorre com o protocolo de rede, em que a semântica é responsável por conferir significado aos conjuntos sintáticos e, assim, dar sentido às mensagens.

Timing

O timing, por sua vez, define a velocidade aceitável para o estabelecimento da comunicação entre os sistemas computacionais.

Camadas e protocolos de rede

A rede é composta por camadas, sendo que cada uma delas é responsável por tarefas e funções específicas. Os protocolos podem varias de acordo com a profundidade das camadas em que estão localizados.

De modo geral, podemos dizer que as camadas obedecem a uma certa “hierarquia”, sendo que um nível deve oferecer serviços bem definidos para o nível superior.

O nível mais alto, chamado de camada de aplicação, é o que está mais próximo do usuário e opera a partir da confiança de protocolos das camadas inferiores.

Confira em mais detalhes abaixo quais são as principais camadas que compõem a rede:

  • Camada física: essa camada é responsável por receber e enviar arquivos pela internet. Para isso, podem ser utilizadas ferramentas como modem, USB, bluetooth, etc.
  • Camada de rede: essa camada é responsável por receber os arquivos que foram empacotados na camada física e anexá-los ao IP da máquina correspondente, para envio e recebimento de dados.
  • Camada de transporte: o principal objetivo dessa camada é fazer o transporte dos arquivos recebidos da camada de rede. Para isso, os arquivos são organizados e transformados em pacotes menores.
  • Camada de aplicação: essa é a camada superior, utilizada para que programas possam enviar e receber dados uns dos outros, por meio da internet.

Os principais protocolos de rede

Existem muitos protocolos de rede, mas alguns se destacam por serem mais antigos e/ou mais comumente utilizados. Entre eles, destacamos a seguir os 10 principais tipos de protocolos de rede que você precisa conhecer:

1. Protocolo TCP/IP

O protocolo TCP/IP é a combinação de dois protocolos: o Transmission Control Protocol (TCP), que pode ser traduzido para o português como Protocolo de Controle de Transmissão, e o Internet Protocol (IP), que pode receber a tradução de Protocolo de Internet.

Entre os protocolos, o TCP/IP é o mais utilizado, visto que todos os outros são baseados nele. Podemos dizer que é essa união de protocolos que forma as camadas vistas no item anterior. Por isso, o protocolo TCP/IP é responsável pela base de envio e recebimento de dados pela internet.

2. Protocolo HTTP

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP), ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, é uma peça-chave para o acesso a sites da internet, estabelecendo a conexão entre o navegador e o servidor (o local onde o site ou o domínio está hospedado na web).

É como se o navegador pedisse permissão de acesso à página que se deseja visitar, e o servidor respondesse liberando a permissão e os arquivos da página em questão.

3. Protocolo HTTPS

O HTTPS funciona exatamente da mesma forma que o HTTP. O “S” a mais se deve à dose redobrada de segurança. Sendo assim, HTTPS significa Hyper Text Transfer Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, em português.

O reforço da segurança acontece por meio de certificação digital, capaz de criptografar dados. Por esse motivo, o HTTPS é comumente utilizado por e-commerce e sites que contem com sistemas de pagamento.

4. Protocolo FTP

O File Transfer Protocol (FTP), conhecido em português como Protocolo de Transferência de Arquivos, é um dos primeiros protocolos de rede existentes. É, também, uma forma simples, rápida e versátil de se transferir arquivos entre dois computadores pela internet.

O FTP opera basicamente com dois tipos de conexão: a do computador que solicita a conexão (cliente), e a do computador que aceita o pedido e fornece os dados solicitados (servidor).

5. Protocolo SFTP

O Protocolo de Transferência Simples de Arquivos, ou Simples File Transfer Protocol (SFTP) em inglês, opera da mesma forma que o protocolo FTP, mas com uma camada a mais de segurança.

A conexão entre os computadores (cliente e servidor) é autenticada, dando mais proteção aos arquivos transferidos. O usuário pode definir a quantidade de arquivos a serem transmitidos simultaneamente, além de estabelecer senhas para reforçar a segurança. Tudo isso é possível devido à tecnologia SSH.

6. Protocolo SSH

Secure Shell (SSH), que em uma tradução livre para o português seria algo como Bloqueio de Segurança, é um protocolo de rede que visa, como o próprio nome sugere, aumentar a segurança na troca de arquivos entre os sistemas computacionais envolvidos (cliente e servidor).

O SSH opera por meio de login e senha, que o permitem verificar e autenticar a legitimidade do servidor que o cliente deseja acessar, tornando a conexão entre ambos mais protegida.

7. Protocolo DHCP

O Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede, uma tradução livre de Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), permite que todos os computadores ou dispositivos móveis conectados à internet obtenham endereços de IP de uma forma automática.

8. Protocolo SMTP

SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, que pode ser entendido em português como Protocolo para Transferência de E-mail Simples.

Como pode-se imaginar, esse protocolo de rede é bastante utilizado para o envio de e-mails. Após a definição dos destinatários, a mensagem é autenticada e enviada ao protocolo SMTP, que se encarrega de entregá-la.

9. Protocolo POP3

O Post Office Protocol 3 (POP3), conhecido como Protocolo de Correios em português, tem basicamente a função sugerida pelo nome: opera como se fosse uma caixa postal.

Isso significa que o POP3 é responsável por receber e armazenar os e-mails. Quando o cliente faz a autenticação no servidor, ele consegue acessar e ler esses e-mails, que são transferidos para o seu computador, permitindo o acesso às mensagens mesmo sem conexão com a internet.

10. Protocolo IMAP

O Internet Message Access Protocol (IMAP), traduzido para o português como Protocolo de Acesso à Mensagem de Internet, também tem a finalidade de gerenciamento de correio eletrônico, porém, com recursos superiores ao Protocolo POP3.

Isso porque o acesso e a gestão dos arquivos acontecem praticamente em tempo real, já que não é preciso esperar que a mensagem enviada chegue até a máquina do destinatário – tudo pode ser feito diretamente no servidor.

Como monitorar os protocolos de rede

Além de conhecer os protocolos de rede, as empresas precisam monitorá-los, para garantir que estejam operando da melhor forma possível.

Para isso, uma ótima alternativa é contar com empresas especializadas em soluções de TI, que vão fazer o monitoramento não apenas dos protocolos, mas de toda a infraestrutura de TI, garantindo a máxima performance, além da redução de custos.

Conte com a NTI para o monitoramento e otimização de toda a sua TI! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!
E-mail: contato@ntisolucoes.srv.br

Telefone: (41) 99183-8684

Tags: No tags

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *